in

Psicólogo Pedrosa Responde: É verdade que o sexo anal pode lacerar a musculatura do ânus?

Tenho 18 anos e gosto muito de ser passivo. É verdade que na relação anal a musculatura do ânus lacera? Se verdade, depois de quantas relações? Existe alguma coisa que se possa passar após a relação para evitar isso? Robério (João Pessoa – PB)

A prática do sexo anal é relatada em todas as fases da história da humanidade. Na Mesopotâmia o sexo anal era algo natural. Até fazia parte dos cultos religiosos dos Assírios. Na Grécia antiga obras de arte, como vasos e copos, retratam homens praticando o sexo anal com outros homens e com mulheres. Ricas obras de arte da Roma antiga, também, retratam o sexo anal. Na Idade Média, em particular para o cristianismo, o sexo anal era considerado um pecado nefando. A Inquisição condenou à fogueira os praticantes da sodomia.

O canal do ânus é composto basicamente por dois tubos musculares sobrepostos: o esfíncter interno, espessamento terminal da musculatura circular da parede do intestino grosso e o esfíncter externo – extensão terminal da musculatura levantadora do ânus. O esfíncter interno é composto de musculatura lisa, comandado por inervação autônoma, enquanto que o externo é formado de musculatura estriada, possuindo inervação somática. Região rica em terminações nervosas é uma excelente fonte de prazer erótico para homens e mulheres. Por causa do tabu que envolve a relação anal, muitos homens gays deixam de usufruir dessa rica fonte de prazer.

Caso a prática do sexo anal se resuma a introduzir só o pênis para excitação sexual, não haverá problema, desde que você esteja relaxado e usando sempre lubrificantes à base de água, pois o ânus não possui estruturas que produzam lubrificação natural. A penetração anal sem lubrificante causa desconforto e pode provocar fissuras. Por maior que seja o pênis, havendo relaxamento, o uso de quantidade abundante de lubrificante à base de água e a camisinha, não haverá problema. Mas, se você pratica o fist fucking – que é a introdução da mão e braço no ânus -, ou colocar objetos grande como superconsolos, objetos muito largos, com o tempo, existe o perigo de distensão muscular. É o desligamento de fibras que dão sustentação ao músculo.

Continuei praticando o sexo anal seguro com camisinha e lubrificante, e desfrute desse prazer erótico proporcionado pela natureza. 

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Madonna vence disputa com Lady GaGa para fazer mega-show nos EUA

Ex-jogador assumido da NBA diz que a homofobia é um grande problema no esporte