in

Psicólogo Pedrosa Responde: Estou com problema de ereção, o que faço?

Pergunta: Estou com um problema de ereção. Sou ativo e constantemente perco a ereção. Notei que de uns tempos para cá ele não fica muito firme. Tenho perdido também o interesse por sexo. Minha idade é 46 anos e estou muito nervoso com isto, o que faz com que eu fume mais cigarros. Fumo desde os 18 anos de idade, hoje fumo uma média de 20 cigarros por dia. O que tem a dizer? (Joca – Florianópolis – SC)

Joca, fazer um diagnóstico para saber a causa da sua Disfunção Erétil fica difícil, pois te conheço muito pouco. Duas questões chamam a atenção no seu relato: a idade e o cigarro. Depois dos 40 anos a produção de hormônios sexuais diminui (a chamada Andropausa nos homens).

Talvez seja o caso de você procurar um médico urologista para exames laboratoriais: testosterona, prolactina e o hormônio tireoidiano, pois eles influenciam na ereção e no desejo sexual. Quanto ao cigarro ele afeta as artérias diminuindo seu calibre por causa da nicotina, desenvolvendo a arteriosclerose: os diminutos vasos sanguíneos ligados às artérias penianas são afetadas, dificultando o fluxo de sangue que influencia na qualidade da ereção.

Descartada uma causa orgânica, outra hipótese, seria uma causa não-orgânica (ou psicológica). Assim, depois dos exames médicos você deve consultar um psicólogo terapeuta sexual para uma avaliação comportamental aí na sua cidade.

(*) João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site www.syntony.com.br.

Estados Unidos criminalizam a homofobia

Atriz de “Top Gun” declara ser lésbica