Olá Dr. meu namorado não é assumido e por esse motivo nosso namoro anda desgastado, às vezes acho que ele no fundo não se aceitou. Ele tem muito medo que a família dele descubra e acaba tomando umas atitudes drásticas como não me adicionar no Orkut e nem me levar na casa dele mesmo como amigo. Isso me machuca muito porque me sinto excluído da vida dele, como se eu não existisse na vida dele. Eu até o compreendo até porque já fiquei no armário. O que eu faço? Como posso ajudá-lo? Me ajude por favor. Abraço fraterno. Fire (São Paulo – SP)
Obrigado pelo contato. A maioria dos gays vive o dilema de não aparecer, ou seja, ficar dentro do armário. Isto acontece por causa da homofobia (aversão a homossexualidade). A sociedade, ainda, é muito cruel com os homossexuais. São punidos de várias formas: demissões, piadas sarcásticas, isolamento, famílias expulsam filhos gays de casa, surras e chega-se ao extremo de matar homossexuais. Aliás, o Brasil é o campeão mundial em assassinatos de homossexuais seguido pelo México e Estados Unidos. Portanto, ficar dentro do armário é uma forma de esquiva que os gays mais suscetíveis as punições homofóbicas encontram para se protegerem da discriminação.
Hoje em dia só uma pequena parcela, ínfima mesmo, de gays vivenciam sua homossexualidade de forma aberta. A grande maioria se encontra dentro do armário. Muitos casam com mulher para fugir da punição homofóbica ou arranjam uma "namorada" para disfarçar. Provavelmente, por causa desta realidade seu namorado tem medo de se expor. Acho que você tem que respeitar a decisão dele de ficar dentro do armário. Cada caso é um caso. Cada um tem um tempo, alguns saem do armário outros não, com medo. Temos que respeitar o tempo de cada pessoa.
A dica que tenho para você é não pressioná-lo. Você deve compreender o comportamento do seu namorado: ele tem medo da reação da família e dos amigos por isso não lhe adiciona no Orkut e não te apresenta para família dele. Caso você goste mesmo dele, relaxe. Deixe as coisas rolarem. Um dia, quando ele se sentir mais seguro, ele poderá se assumir.
* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site http://www.syntony.com.br/.