Meu caso é o seguinte. Nunca consigo gozar na relação sexual. Sou ativo com meu namorado, mas nunca gozo penetrando ele. Sou viciado em masturbação e quando estou sozinho batendo uma no banheiro consigo com facilidade. Por que isto acontece? (Scorpion – São Paulo SP)
Scorpion, pelo seu relato, este comportamento é típico de quem sofre de Ejaculação Retardada, que é uma disfunção sexual ligada ao transtorno do orgasmo masculino pouco comum. Ela ocorre quando a pessoa, após fazer a penetração peniana vaginal, anal ou oral não consegue ejacular e, na maioria das vezes, não tem o orgasmo.
A maioria dos clientes diagnosticados com Ejaculação Retardada atendidos em consultório apresenta uma queixa relacionada a uma etiologia não-orgânica, também chamada de psicológica. Fatores orgânicos ou combinados podem determinar, também, esta disfunção:
1. uso persistente de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos, barbitúricos e drogas, tais como: álcool, maconha e cocaína;
2. traumatismo da medula espinhal;
3. co-ocorrendo com Disfunção Erétil devido a diabetes, entre outros.
É importante frisar que as causas desta disfunção são particulares em cada indivíduo. Variáveis diversas podem reforçar a disfunção. Descartada a causa orgânica, a explicação mais plausível para esta disfunção é de uma possível história de reforçamento em não ejacular durante a relação sexual.
É esta história de reforçamento que sensibilizou o organismo da pessoa a não ejacular na relação. Pelo seu relato parece que você se masturba muito e esta prática pode influenciar em não ejacular com seu parceiro. O fato de você gozar sozinho no banheiro com facilidade já descarta uma causa orgânica. Uma dica para você: pare de se masturbar sozinho e reforce a prática de gozar sempre na penetração anal. No começo é difícil, com a persistência você conseguirá. Não tendo sucesso procure um psicólogo terapeuta sexual para tratamento.
(*) João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site www.syntony.com.br.