Pedrosa, minha pergunta é simples: Por que, ainda hoje, apesar de toda a exposição em mídia, teatro, leitura e TV, alguns homens se sentem "ameaçados" pela figura homossexual, a ponto de agredi-los? Te juro que não compreendo, mesmo… Eduardo (São Paulo – SP)
Porque vivemos num país com uma prática cultural de intolerância com os homossexuais. Dizer que o Brasil é um país tolerante é uma falácia. Nossa prática cultural é de intolerância com os homossexuais, com os negros, entre outros. Quantos negros nos quadros governamentais ou trabalhando em grandes empresas temos? Quantos negros temos nas universidades? Somos sim um país racista. E sofremos do pior racismo, que é o racismo velado. Somos, também, um país homofóbico, aliás, extremamente homofóbico. Como o gay não é ‘algo bom’ para cultura ele deve ser punido com assassinatos ou agressões físicas e verbais.
A homofobia é resultante de séculos de perseguição ao homossexual. As raízes da homofobia estão alicerçadas nos dogmas religiosos de condenação da homossexualidade, que por sua vez se originaram das ideias oriundas de culturas primitivas. A exposição na mídia é algo muito recente. E via de regra essa exposição não reflete realmente a realidade dos homossexuais. Muitas vezes a imagem que se passa é a do sensacionalismo – vide os programas de TV de apelo popular -, onde o que se expõe é o gay caricato e efeminado.
Existe a esperança de que essa realidade pode mudar. Com organização, pressão política e ações educativas nas escolas poderemos ter um futuro mais promissor para os gays. Uma lei que criminalize a homofobia é muito importante, também. Aliás, temos o PLC 122 que criminaliza a perseguição ao homossexual. Infelizmente, temos um Legislativo conservador onde a bancada evangélica e os fundamentalistas católicos se articulam para que esse projeto de lei não vá para frente. Os evangélicos chamam o PLC 122 de ‘mordaça gay’, pois acham que se esse projeto de lei for aprovado eles não poderão mais criticar os gays. Dias melhores virão, pois existe uma onda no Ocidente favorável aos direitos LGBT.
*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.