in

Psicólogo Pedrosa Responde: Por que os gays valorizam tanto o corpo?

Uma curiosidade que tenho é saber por que o gay valoriza tanto o corpo, as roupas e a aparência física? Vejo uma preocupação nos meus amigos gays com relação a isso. Sany (São Paulo – SP)

A valorização com a aparência realmente existe. É necessário esclarecermos que é só uma parcela da população dos gays – aqui me refiro ao homem homossexual -, que preocupa-se mais em cuidar do físico e apresentar-se bem aos olhos de terceiros. Uma preocupação com a estética ou como se diz atualmente, com o marketing pessoal. Observamos mais esta preocupação naqueles gays que lidam melhor com a sua homossexualidade e "assumiram" a sua identidade gay. Esse padrão estético varia muito de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Não podemos generalizar.

No mundo ocidental podemos ressaltar nessa questão as seguintes características: 1. Existe uma história de reforço em cuidar da aparência física (academia, roupas etc), agindo assim o gay se autovaloriza e sente-se reforçado positivamente; 2. Na cultura gay foi selecionado o comportamento de cuidar do corpo, ressaltando caracteres masculino, aumentando a possibilidade de se conseguir um parceiro sexual; e 3. No jogo de sedução das espécies a aparência física é muito importante para atrair o(a) parceiro(a).

Veja o caso do Pavão ou do Galo da Serra, entre as aves. A visão direcionada para os caracteres da espécie é importantíssima para a atração sexual e o acasalamento. No caso dos humanos do gênero masculino – seja hétero ou gay -, esse esquema visual foi selecionado filogeneticamente, ou seja, para o homem o que ele vir é importante para ser impelido sexualmente ou não para a outra pessoa.

No caso do homem hétero, a visão dos caracteres femininos o atrai sexualmente e no caso do homem homossexual a visão dos caracteres masculinos. Daí a preocupação de uma parcela dos gays em estar bem para atrair o parceiro.

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Mês da Visibilidade Lésbica: 29 de agosto, lésbicas visíveis

Galeria: Menino e homem, a beleza do canadense Simon Nessman