Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Psicólogo Pedrosa Responde: Só consigo atingir o orgasmo quando me masturbo, o que devo fazer?

Olá Dr. Pedrosa, boa noite! Me chamo Nilton, tenho 21 anos, sou homossexual e li bastante sobre o quadro em que me encontro inclusive no seu site. O que ocorre comigo me parece ser um caso de Ejaculação Retardada, eu definitivamente não consigo ejacular durante a relação sexual com o meu parceiro, apenas quando me masturbo, não tenho inibições, e me masturbo ao lado dele logo após ele atingir o orgasmo.

Não sigo nenhuma religião, minha família aceita minha sexualidade, não tenho diabetes e nenhuma doença que possa caracterizar um fator "orgânico", em contrapartida, me masturbo muito, cerca de duas ou até mesmo três vezes por dia, ao me masturbar consigo atingir o orgasmo com facilidade, durante a penetração não sinto prazer suficiente, li que a masturbação pode ter tirado a sensibilidade do meu pênis. O que fazer? Parar com a masturbação pode garantir uma melhora do meu quadro? Algum medicamento? Desde já grato. Nilton (São Paulo – SP)

Pelo seu relato você parece apresentar mesmo um quadro de Ejaculação Retardada mesmo. Essa disfunção sexual não é muito comum, como por exemplo a Ejaculação Rápida e a Disfunção Erétil, que são mais prevalecentes em heterossexuais e homossexuais. Toda disfunção sexual pode ter um etiologia ligada aos fatores orgânicos  (quando um quadro clínico ligado a uma doença interfere no desempenho sexual ) ou aos fatores comportamentais (quando determinados comportamentos do indivíduo e o ambiente sexual dele interfere no seu desempenho). Um exemplo de fator orgânico é o sujeito diabético que terá problemas de ereção. A causa da disfunção sexual está ligada a doença.

Com relação ao fator comportamental, também chamado de não-orgânico, parece ser o seu caso. Com 21 anos de idade, provavelmente, você não apresenta nenhuma doença crônica, mas criou o hábito de masturba-se três vezes por dia. Você contingenciou um ambiente sexual onde não sente prazer na penetração. Só consegue ter orgasmo e ejacular com a mão na masturbação. Sensibilizou o seu pênis com a mão, ou seja, "acostumou-se" a obter o orgasmo com a mão.

A sensibilidade do pênis continua a mesma. Não é necessário remédio. O caminho para você resolver a sua dificuldade é parar de se masturbar por um período mínimo de seis meses. Entrando em privação extrema, você começará a ejacular na penetração. Nas duas primeiras vezes terá um certa dificuldade, depois conseguirá. Caso não consiga ejacular na penetração não se masturbe. Tente várias vezes até conseguir ejacular na penetração. Importante: depois que começar a ejacular na penetração não volte a se masturbar, pois a masturbação já entrou em extinção. Caso volte a se masturbar a dificuldade vai voltar com força total. Boa sorte!

*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

 

Sair da versão mobile