Bom dia! Venho por meio deste e-mail pedir um esclarecimento acerca de umas coisas que estou vivenciando: sou casado há sete anos, mas nos últimos dois anos estou tendo relações sexuais com homens, tenho curtido muito ser passivo e sinto muito prazer. 1 – Gostaria de saber se sou normal ou devo procurar ajuda psicológica? 2 – Será que tendo essas relações sexuais com homens irá comprometer a minha vida sexual com minha esposa? Rick (Rio de Janeiro – RJ)
Rick, tenho respondido muitos e-mails de homens gays casados com mulheres, tanto nessa coluna quanto no meu website. No consultório, também me deparo com essa situação. Muitos homens gays casados com mulheres me procuram para aconselhamento. Essa semana mesmo atendi dois. Geralmente, eles apresentam os seguintes temores: medo da descoberta, medo de não conseguir mais ter uma ereção peniana com a sua mulher e o receio de se separar arcando com as consequências – solidão, satisfação para a família, os filhos e os amigos.
Com relação às suas perguntas, sim, você é normal. O fato de você sentir desejo por homens – indicação da sua homossexualidade -, não lhe desqualifica enquanto ser humano. De acordo com o pensamento contemporâneo da sexualidade, poderíamos dizer que você seria "anormal" se reprimisse o seu desejo homossexual. Quanto a ajuda psicológica ela é sempre bem-vinda, não pelo fato de você ser um gay passivo, mas sim para amenizar os possíveis conflitos que você poderá ter relacionados ao fato de ser gay.
Sobre a sua segunda pergunta, olha, o que eu tento constatado na minha prática clínica atendendo gays casados com mulheres é que a medida que esses gays começam a praticar o sexo homossexual dando vazão a sua verdadeira orientação sexual, com o tempo, o sexo com a mulher fica cada vez mais escasso diminuindo ou mesmo zerando. Isso ocorre porque quando ele não pratica o sexo gay fica privado desse tipo de sexo, aumentando a probabilidade de ocorrer a ereção. Quando ele se satisfaz sexualmente com outro homem fica saciado e não procura a sua mulher.
Lembro-me agora do relato de um cliente gay casado com mulher (38 anos ainda virgem do sexo gay) que utilizava os seguinte recursos para ficar ereto com a sua mulher: ou vendo o seu pênis ereto no espelho da quarto para se excitar ou antes do sexo via sua coleção de fotos de homens nus no notebook. Tempos depois, começou a praticar o sexo gay de forma regular e não conseguia mais a ereção com a mulher. Existem exceções, alguns poucos gays nessa condição conseguem manter a ereção com a sua mulher, mas com o envelhecimento ficará mais difícil. Bem, é isso. Boa sorte.
* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.