in

Psicólogo Pedrosa Responde: Sou gay, mas temo estar cometendo um pecado. O que faço?

Olá, Dr. Pedrosa. Tudo bem? Eu tenho um conflito interior. Sou homossexual, tenho 21 anos e não me assumi. Por participar de igreja protestante, internalizei que ser gay é o pior pecado que pode ferir as leis divinas. Tenho tentado esconder sempre esse meu lado e às vezes não consigo. Sei que não tenho sido autêntico e nem tenho vivido bem. Pretendo ter uma relação matrimonial futura, ter filhos e tal, ser igual aos meus demais primos. Mas ao mesmo tempo, vejo que esse sonho é surreal. Não me vejo deitando com uma mulher… Mas o meu pastor diz que Deus providenciará isso. E aí? Estou diante de um impasse. De um lado, tenho medo da sociedade repressora e de minha família conservadora e de outro tenho reprimido minha felicidade. E Deus? Como fica? Não quero feri-lo. Preciso muito de sua opinião. Pin (Guarulhos – SP) 
 
Tudo bem. Seu conflito é semelhante ao de milhares de jovens gays religiosos. Para os católicos romanos, evangélicos e assemelhados praticar o sexo homossexual é um pecado gravíssimo, uma heresia como se chamava na Idade Média. Herege era quem apresentava comportamento contrário ao definido pela igreja como certo. Os que agiam em discordância com os dogmas da igreja.  

O papa Gregório IX estabeleceu a primeira Inquisição Papal em 1231. Gregório era um espécie de linha dura da igreja. Estava determinado a acabar com a heresia em todas as suas formas, ultrapassando todos os limites da sua época. Determinou que os fanáticos inquisitores eliminassem bruxas, feiticeiras e todos aqueles que não comungassem com a doutrina da sua igreja. Os gays da época, chamados de sodomitas, também foram perseguidos e mortos nas fogueiras da inquisição. Até os gatos pretos foram alvo do papa, pois eram ‘representantes de Satã’. Talvez, as raízes da homofobia foram fortalecidas nesse período obscuro da história da humanidade trazendo sofrimento para muitos gays até os dias de hoje, inclusive fazendo você sofrer, também.

Não concordo com o pastor da sua igreja de que Deus providenciará isso, ou seja, arranjará um mulher para você deitar. Você é gay e continuará gay até o último suspiro. Consta que Deus criou todas as criaturas. Ele criou o heterossexual e criou o homossexual, portanto, você não está ferindo Deus. Ele quer sua felicidade e você só será feliz com um homem gay ao seu lado. Deus vai colocar um homem ao seu lado. Como Deus ama todas as criaturas na face da Terra ele te ama também. Ele, por ser tão bondoso, não te recriminará pela sua homossexualidade. Não tema Deus, tema os homens homofóbicos, esses sim poderão te fazer algum mal. 

Casar e ter filhos como os seus primos não faz parte da sua natureza. Poderá te trazer mais sofrimento. Ser homossexual é bom e saudável, desde que você aceite essa sua orientação sexual com tranquilidade.

Tenho uma sugestão para você: estude, tenha uma profissão, não dependa da sua família, seja independente financeiramente, tenha um lugar para morar, procure um igreja inclusiva – que aceita o gay – para você frequentar e arrume um cara bem legal para você namorar. Namorar e fazer sexo gay é bom e fará bem para a sua saúde. Não esqueça da camisinha, certo? Boa sorte!

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Jean Wyllys denuncia ameaças que vem sofrendo à Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Luciana Vendramini vive lésbica em nova novela do SBT