Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Psicólogo Pedrosa Responde: Tenho 23 anos e meu pênis tem 15cm. Consigo aumentar o tamanho?

Tenho 23 anos e sinto muita vergonha do meu pênis, ele tem 15 cm. Na hora do sexo fico nervoso e chego a falhar. Tem como aumentar o pênis? Existe algum exercício que eu possa fazer? Fábio (Rio Claro – SP)

Muitos gays e héteros se preocupam com o tamanho do pênis. Em muitos casos e encanação com o tamanho pode prejudicar o desempenho sexual da pessoa, pois acham que o(a) parceiro(a) não vai gostar do seu pênis. Ficam inibidos e nervosos perdendo a ereção ou ejaculando rápido.

A preocupação com o tamanho está ligada a uma questão cultural. Pode haver, também, uma questão filogenética que foi selecionada na espécie – uma suscetibilidade maior de gays e mulheres héteros de se sentirem mais atraídos por pênis grande; sinal de masculinidade e virilidade.

O tamanho do pênis é definido geneticamente, assim como a cor do cabelo, a cor dos olhos, o tamanho da língua, entre outros.  Seu pico de crescimento ocorre entre 13 e 17 anos de idade, acompanhando o crescimento geral do corpo, podendo continuar a crescer até os 22 anos de idade, quando encerra-se o período de crescimento do corpo e inicia-se o período de envelhecimento. O tamanho médio do pênis do brasileiro é 15 cm. Um micro pênis (menos de 5 cm ereto) ou um pênis grande (mais de 23 cm ereto) é mais raro.

Não existe nenhum método ou exercício para aumentar o tamanho do pênis. Alguns fazem exercícios com bombas e outros apetrechos sem resultados efetivos. O pênis incha dando a impressão de crescimento. Pode ocorrer como efeito colateral: infecções, fibrose, impotência sexual, entre outros.

Desencane. Você vai achar alguém que sinta-se atraído por você com o pênis que você tem. Numa relação sexual o pênis é um detalhe. Outros atributos da pessoa são importante, como a forma de fazer o sexo e outras características anatômicas.

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Sair da versão mobile