Estou ficando com um carinha que se diz bissexual. Ele não quer nada sério, só sexo. Fala que ama a mulher dele e não quer se separar. Engraçado que ele diz que gosta de mulher, mas só sai comigo e outros caras, não sai com mulheres. Já fizemos até sexo a três. Qual é a desse cara? Altemar (São Vicente – SP).
Bissexualidade é um tipo de comportamento sexual. Não é orientação sexual. Existem dois tipos de orientações sexuais básicas: a majoritária que é a heterossexual e a minoritária que é a homossexual.
Bissexualidade é um comportamento sexual raro já que as pesquisas indicam que menos de 2% da população se declara homossexual.
Muitas variáveis podem determinar um comportamento sexual bissexual. Depende muito da história de vida de cada indivíduo – quais as contingências de reforço sexuais que ele foi submetido? Cada história de vida é bem particular, não podemos generalizar.
O bissexual tem uma preferência por um dos sexos. Geralmente, o homem que se declara bissexual masculino tem uma fequência maior pelo sexo gay e uma menor pelo sexo hétero. O contrário é bem mais raro.
No caso concreto da sua pergunta, uma hipótese plausível é que a orientação sexual dele é homossexual, mas apresenta um comportamento bissexual. Parece que a magnitude do reforço sexual gay é bem maior do que ao do sexo hétero.
O que o levou a ter este comportamento sexual bissexual só poderíamos ter uma ideia investigando a sua vida pregressa onde evidenciaríamos a funcionalidade desse comportamento.
*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.