in

Psicólogo Pedrosa: Tenho 23 anos, sou passivo, e tento ser ativo mas broxo! O que devo fazer?

Tenho 23 anos e até hoje só fui passivo em minhas relações sexuais. Porém, agora estou namorando e meu parceiro demonstra muito interesse em ser passivo, já tentei várias vezes penetrá-lo (pois eu também tenho muita vontade de fazê-lo). Porém, sempre que estou prestes a penetrá-lo, meu pênis fica mole… Isso já aconteceu várias vezes e já tentei todos os tipos de estimulação para ver se consigo e nada. Pode me ajudar? Vitor (São Paulo – SP)

O comportamento sexual, como qualquer comportamento, é estabelecido através do que chamamos de níveis de seleção dos comportamentos. Existe uma  base genética, portanto existe uma mediação biológica; existe a aprendizagem, que é estabelecida através das estimulações ambientais que somos submetidos durante a nossa vida; e as práticas culturais que são os valores (regras) que foram selecionadas  pela comunidade em que vivemos.

Tanto os heterossexuais como os homossexuais são submetidos, desde cedo, as contingências de reforço sexuais. Já na infância  através dos jogos sexuais (o famoso troca-troca) e na adolescência com as primeiras experiências sexuais começamos a selecionar aqueles comportamentos sexuais que nos dão mais prazer. No seu caso por seu um gay passivo, provavelmente, você foi submetido as contingências ligadas ao sexo passivo.

Vamos a um exemplo para melhor entendimento do conceito de contingência de reforço. O garoto de 12 anos de idade teve o seu primeiro contato sexual com um colega da mesma idade na escola.  Na escada da escola o seu colega pedia para ele ficar de costas e o mesmo esfregava o seu pênis ereto nas pernas e no ânus dele.

Esta situação o deixava bastante excitado e ele se masturbava. Esta prática sexual foi repetida várias vezes. Aos 14 anos de idade ele teve a sua primeira relação sexual completa com penetração onde  ele foi passivo. Devido a sua história de reforço (experiências na escada) e as primeiras relações sexuais sendo passivo ele sensibilizou o seu organismo para ter excitação sexual sendo passivo.

Com você deve ter acontecido algo semelhante num contexto diferente. Você, então, selecionou a resposta sexual sendo passivo. Agora que ser ativo. O que você deve fazer? Reforçar a resposta sexual sendo ativo e para isto tem que:

1. Deixar de fazer sexo passivo por um longo período;

2. Parar de se masturbar por um longo período para fica bem privado (com vontade de fazer sexo);

3. Tentar muitas vezes fazer a penetração anal. Nas primeiras vezes você terá dificuldade, o pênis vai amolecer, lá pela sétima ou oitava tentativa você conseguirá; 

4. Fazer o sexo ativo por um longo período para fortalecer esse comportamento sexual. Atenção: se neste período de condicionamento da resposta você voltar a fazer o sexo passivo, poderá voltar a estaca zero.

Boa sorte! 

*João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Ministro russo chama Madonna de “puta velha”; religiosos queimam fotos da cantora em Moscou

DJ espanhol Javier Medina indica as 5 melhores festas ao redor do globo para você se jogar