De acordo com dados levantados pela 1º Pesquisa da Diversidade realizada em São Paulo pela Rede Nossa São Paulo, apontaram que mais da metade dos paulistanos já viveram ou presenciaram alguma cena de preconceito direcionada a algum LGBT.
Os indicadores mostraram que 51% dos entrevistados afirmam já ter visto outra pessoa sendo vítima de preconceito de gênero ou orientação sexual em espaços públicos, enquanto 46% vivenciaram ou presenciaram situações semelhantes nos transportes públicos (ônibus, metrô, trem).
“A cidade de São Paulo é uma cidade hostil à população LGBT. Por mais que a população LGBT represente 5% da população paulistana, chama a atenção o fato de 5 em cada 10 entrevistados já terem vivenciado ou presenciado situações de preconceito contra LGBTs em espaços ou transporte público da cidade”, afirmou Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo.
“Esses dois espaços são os mais violentos com essa população. Neste sentido, é fundamental que o poder público, principalmente o Executivo, invista em políticas públicas que tirem a invisibilidade das questões relativas à população LGBT”.
Ao todo, foram ouvidas 800 pessoas, sendo 46% do sexo masculino e 54% do sexo feminino. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.