Hoje, dia 28 de junho é comemorado o dia internacional do orgulho LGBT!
Para quem não sabe, foi nos EUA que se originou o data. A causa é celebrada mundialmente no dia 28 de junho, depois de um episódio de resistência em Nova York, em 1969. No bar Stonewall Inn, ponto gay da cidade, os frequentadores se voltaram contra as frequentes batidas policiais às quais eram submetidos.
No ano seguinte, foi organizada a primeira parada gay do mundo, para lembrar o ato.
O site ACAPA pediu para que algumas pessoas da população LGBT respondessem em poucas palavras quais motivos as fazem ter orgulho de ser LGBT.
Confira as respostas:
"Eu tenho orgulho de ser gay porque sendo gay eu precisei me aceitar como sou, aprendi a me amar do meu jeito. E vi que não tinha problema nenhum nisso". – Felipe Cabral – roteirista da Totalmente Demais e autor de vários curtas gays como "Aceito".
"Eu tenho muito orgulho de ser gay desde pequenininho. Me sinto bem, feliz sendo quem sou e a mamãe deixa!" – Douglas Drummond – Dono da ChiIIi Pepper Single Hotel, maior sauna gay da América Latina.
"Todo dia Stonewall nos lembra que o desejo é político e sua afirmaçao se dá no no cotidiano. Como gay, percebo que a militância pelos direitos humanos e pela visibilidade traz também a adoraçao de ser quem se é: existir sem pedir licença" – Rodrigo Geraci – Autor do livro "Cinema Explicito".
"Tenho orgulho de ser trans porque por mais dificuldaades , deboches, socos, pedras, difamação, preconceito, me tornou uma pessoa mais forte, e vi que no fundo quem mais fala queria ter minha coragem ou estar comigo, nós trans somos todas heroínas apartir do momento que saimos de nossas casas fazemos militância" – Viviane Beleboni – Modelo Trans que ficou famosa com seu protésto na cruz durante a Parada LGBT de São Paulo.
"Drag Queen para a Tchaka criatividade, cabeça pensante, ser viver e pensar fora da caixinhas, é ter alegria na alma e acima de tudo liberdade transgressora para deixar o mundo mais colorido e divertido inclusive" – Valder Bastos – Drag queen,
"Durante muito tempo na minha vida eu me questionei sobre o fato de ser gay. E todo esse processo de auto-conhecimento e aceitação é que transformaram a dúvida em orgulho. Ainda mais sabendo as principais conquistas da minha vida são diretamente ligadas a minha saída do armário". – André Pomba – Dj e ativista LGBT de São Paulo.
"A melhor palavra pra hoje é realmente ORGULHO. Me orgulho muito de ser uma pessoa melhor. De ser responsável, amável, amado e, acima de tudo, ser muito mais homem do que a maioria dos heterossexuais que vejo por aí. Orgulho de poder ser quem eu sou sem medo ou culpa. Orgulho de ter o amor, apoio, respeito e admiração das pessoas que eu mais amo. ORGULHO é o que me define" – Felipe Braga – Belo Horizonte MG.
"Tenho orgulho de ser gay, bicha, mariquinha, afeminada, da periferia. Tenho orgulho de ser tudo por saber que estou aberto a me compreender e não ter medo de me fazer uma pessoa melhor para mim e para quem estar ao meu lado, e saber que minha luta e minha arma é o amor” – Nelson Neto – Assessor de comunicação na Coordenação de Políticas Para LGBT (CPLGBT) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo (SMDHC).
"Tenho orgulho de ser trans, pois trans é sinônimo de liberdade e luta. Transformar o mundo em que vivemos em um lugar mais livre e harmônico." – Hanna Neri transexual de Araraquara SP;
"Porque posso lutar por causas que desmontado não me dariam tanta voz". – Delayla Jolie – Drag Queen
E você, qual o seu motivo que te afz ter orgulho de ser LGBT?