in

Queer, festival gay de cinema português, anuncia 130 filmes participantes

O festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, Queer, realiza a sua 12ª edição no dia 19 a 27 de setembro. Segundo o diretor do festival, João Ferreira, este será o maior de todos, com 130 filmes inscritos.

Ferreira disse à imprensa portuguesa que tal crescimento do festival acontece porque "a produção do cinema gay não pára de crescer". Este fato permitiu aos organizadores que fizessem a seleção dos filmes a partir de uma lista com 600 produções cinematográficas.

O festival, que acontece no bairro de São Jorge, em Lisboa, tem três categorias competitivas: longa metragem, com as subcategorias melhor fime, melhor ator e melhor atriz. As outras duas categorias são: documentário e curta metragem, neste quem escolhe o vencedor é o público. Para os vencedores das categorias melhor filme e documentário é oferecido o prêmio de mil euros. Para o curta selecionado pelo público, a premiação é de 500 euros.

O festival Queer Lisboa é divido por temas: Religião e Homossexualidade (cinco filmes), O Obsceno sobre a Homossexualidade e Guerra Colonial. 

Este ano, o Queer conta com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) da Câmara Municipal de Lisboa e da Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGAC). O orçamento total do evento ficou em torno de oitenta mil euros. Para Ferreira, o orçamento "tem crescido constantemente, mas ainda não é o ideal, porém estamos chegando lá".

Clima de ódio contra homossexuais assusta associações na Itália

EUA: homem entra com processo contra Mc Donalds por discriminação no trabalho