A chapinha é o grande destaque quando se trata de alisar os cabelos. Prática, rápida e eficiente, com uma boa prancha é possível em alguns minutos ter cabelos lisos sem precisar de produtos químicos. Mesmo o look do momento sendo os cabelos desfiados, bagunçados e um pouco ondulados, o cabelo alisado ainda é preferência na hora de escolher o penteado.
Mais evoluídos, os atuais aparelhos agridem menos os fios. As pranchas de metal têm termostato, esquentando e esfriando durante o processo. Não é aconselhável utilizá-las diariamente, pois no momento que esfria é necessário passar mais vezes, o que prejudica os fios. Já a chapinha de cerâmica tem maior durabilidade, mantém uma temperatura constante e preserva os fios.
Outra evolução está na ionização. Os íons neutralizam a eletricidade estática, ou seja, diminuem os cabelos arrepiados. Também contribui para fechar as cutículas e aumentar a maciez e o brilho. As pranchas que utilizam a tecnologia das ondas infravermelhas esquentam o cabelo internamente e não deixam danificar a superfície dos fios.
Qual chapinha usar?
Para os cabelos longos, prancha mais larga, pois facilita o alisamento. Para os cabelos médios e curtos, o ideal é a prancha estreita. Alguns aparelhos têm a opção dos dentinhos que ajudam a desembaraçar os fios.
As pranchas de metal devem ser reguladas até 200º. Se forem de cerâmica, o ideal é verificar se elas mantém temperatura constante. A mais indicada é a de cerâmica com íons, mas o melhor aparelho utiliza tecnologia de ondas infravermelhas.
Usar e não danificar
Logo após lavar os cabelos utilize o secador. Mas, cuidado, os cabelos molhados são frágeis e quebram com facilidade, não utilize escova. Só a utilize quando os fios estiverem quase secos.
Divida o cabelo em mechas. Caso a temperatura da chapinha esteja muito alta, utilize um papel laminado (profissional, adquirido em lojas especializadas) dobrado envolvendo as mechas. O calor excessivo abre as pontas dos fios, o que retira os nutrientes internos e pode causar pontas duplas. Passe no sentido das raízes às pontas.
A chapinha pode ser utilizada todos os dias, mas, de maneira incorreta, resseca, quebra e até queima. Não há contraindicação para quem utiliza tintura. Lembre-se que o cabelo é frágil e precisa constantemente de cuidados. Uma boa alimentação contribui para fios mais resistentes e saudáveis. Contudo, siga as dicas e arrase na balada!
Dicas
Antes
.: Lave o cabelo.
.: Caso não tenha um aparelho específico para cabelos molhados, não use a chapinha. Seque antes.
.: Utilize um creme termoativador com silicone ou queratina. Não use óleo antes da chapinha, seu cabelo pode simplesmente "fritar".
Durante
.: Evite encostar o aparelho no couro cabeludo, pois os fios podem não nascer mais no local queimado.
Após
.: Utilize um hidratante à base de óleo. Defrizante com vitamina Pró-B5 ajuda a modelar e nutrir os fios.
.: Faça uma hidratação regularmente para recuperar os fios.
* Matéria originalmente publicada na edição 34 da revista A Capa.