in

“Quero ingressar numa carreira artística”, diz Fernando Costa, candidato gay ao Big Brother

Na última semana, Fernando da Costa Silva tornou-se um rosto conhecido ao participar de eliminatórias no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, para disputar uma vaga na cadeira elétrica – a etapa de entrevistas finais para seleção do Big Brother.

Na última terça-feira (18/11), Nando Costa foi o primeiro eliminado da série de provas que aconteceram ao longo da semana. O consultor de relacionamento foi excluído do jogo pelo concorrente Stephenson dos Santos, vencedor de uma prova de perguntas de conhecimentos gerais.

Em entrevista concedida ao site A Capa, Fernando revela detalhes de sua vida como quando se assumiu homossexual e fala sobre a expectativa de participar do programa. "Desejo sim ingressar numa carreira artística", sentencia o rapaz.

Quando se assumiu homossexual?
Desde sempre nunca omiti, só não espalho aos quatro cantos, não vejo necessidade.

No programa, você pediu perdão aos seus pais caso eles se sentissem envergonhados com o fato de você ser gay. Como é a sua relação com eles?
Melhor impossível, me amam da forma que Deus me concebeu. Somos parceiros e conversamos sobre tudo. Moro com minha mãe e próximo ao meu pai. Eles são separados já há alguns anos e isso nunca atrapalhou nossa relação.

Já esteve em alguma Parada gay? Qual? Gostou?
Sim, tem fotos no meu perfil da única que fui. As outras, acompanhei pela TV. Acredito ter ido em 2007 ou 2006. Me diverti muito, beijei muito, conheci pessoas fantásticas e valeu muito a pena, ao contrário que do que muita mídia divulga é um ambiente muito familiar e as pessoas respeitam os homossexuais. Um amigo foi roubado, achei que faltou um pouco de segurança, mas dá pra compreender que não existe segurança capaz de conter tanta gente. Passei pelo carro do Disponivel.com diversas vezes, gostei dos boys dançando com asas, ví pessoas famosas e por lá fiquei (risos), um som que vale a pena. Queria ter subido no trio, mas logo vi que não era pra qualquer um (risos).

Assistiu a todas as edições do programa?
Sim, assisti todas com direito a pipoca e refrigerante.

Quando se interessou a participar do programa pela primeira vez?
Assim que assisti a primeira edição logo me identifiquei, sabia que lá era o meu lugar para começar uma carreira artística.

Como tem recebido as críticas por querer participar do Big Brother?
Inúmeros elogios e inúmeras críticas. Eu adoro, sou comunicativo até dizer chega, e receber críticas é um motivo pra me atentar as impressões das pessoas. A maior delas vem do depoimento que fiz dizendo que tenho como objetivo de vida ser um BBB. Vou dar uma explicação básica e concreta, para aqueles que têm fácil assimilação vai ser fácil compreender, já os outros terão um pouco de dificuldade. Ser um BBB não significa apenas 3 meses de férias numa casa maravilhosa, é muito mais complexo que isso, existe o além BBB.

Pode fazer um top 5 dos bbbs mais bonitos?
1- Buba, 2-Saulo, 3-Emílio Zagaia, 4-Diego Alemão e 5-Rodrigo Cowboy

Geralmente os participantes do Big Brother querem entrar no programa para posteriormente ingressarem numa carreira artística. Você também tem essa aspiração?
Sim, no site do Mais Você a produção fez uma sinopse dos 6 concorrentes. Lá está claramente identificado que desejo sim ingressar numa carreira artística. Sou ator amador muito comunicativo e expressivo. A casa é uma vitrina para a fama, é inegável dizer que não. Acredito que se o espaço for bem aproveitado posso sim iniciar uma carreira artística e vou, caso entre na casa.

O que acha da campanha feita pelas ex-BBBs Bianca Jahara e Thalita Lippi em prol da criminalização da homofobia?
Conheci a Thalita ano passado pelas inscrições no site do BBB, é uma pessoa fantástica. A Bianca só [conheço] pelo BBB, mas logo se vê é uma pessoa do bem também. A causa que elas vestiram tem tudo a ver comigo, uma campanha real e bem estruturada faz sim a diferença. Li que elas pretendem fazer um programa direcionado, e só faltam patrocinadores, torço por elas.

Se você entrar na casa e tiver outro rapaz gay com quem simpatizasse teria coragem de beijá-lo durante o programa? 
Lógico! Desde que esteja envolvido emotivamente numa relação mútua. Caso contrário, não faria só por exibicionismo.

Por falar em beijo, o que acha da falta de beijos gays em novelas?
Acho que ainda é muito cedo para a grande população ver um beijo gay em uma novela. A falta se dá por isso, ainda somos precoces em se tratando de equidade social. Acredito estarmos no caminho certo, o interessante é o assunto "beijo gay" estar exposto na mídia. Quando rolou o primeiro beijo da televisão brasileira entre um casal heterossexual foi bombástico, considerado na época um desrespeito com as famílias. Hoje, temos cenas de sexo implícito em horário de grande audiência, então vamos continuar nesse caminho com um pé na frente do outro sem atropelar nada.

O que achou da postura de Jean Wyllys e Marcelo Arantes em suas respectivas edições?
Adorei a participação dos dois, cada qual com seu estilo diferente de conduzir a vida, assim como eu. É engraçado, mas tenho a impressão que os dois tentaram utilizar a homossexualidade como pretexto de angariar votos, é apenas minha opinião.

Acredita que é possível um gay ou lésbica ganhar o programa novamente?
Tenho por mim que quem ganha o programa não é a sexualidade nem a forma física da pessoa e sim o carisma que o Brother consegue com a população em si, e a maneira como ele se envolve com os concorrentes que estão na casa. Isso, se não for sustentável pela sinceridade de nada adianta. Os homossexuais sejam gays ou lésbicas são sempre muito emotivos e se expressão muito bem, isso pode ser sim um diferencial, mas se não tiver carisma de nada adianta.

Em edições internacionais do programa é comum a participação de travestis e transexuais. Acha que na edição brasileira isso pode acontecer?
Se um beijo gay ainda é prematuro, imagina a participação de uma travesti ou transexual? Tenho muitos amigos que adorariam entrar nessa, particularmente eu adoraria. Dariam um show de vida, sem dúvida! Estamos caminhando e tenho certeza que chegaremos lá sim, por quê não?

Quando os participantes do Big Brother saem da casa são convidados a posarem nus. Você aceitaria um convite para ser fotografado pelado?
Minha mãe adorou essa pergunta (risos). Sinceramente acho que não venderia nada.

Sexo Verbal

20 Dias