in

Quinze ativistas são ameaçados de morte em Curitiba; ABGLT denuncia o caso

Ameaças de morte estão tirando o sono de pelo menos 15 ativistas do movimento LGBT de Curitiba. De acordo com Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), as ameaças são feitas através de telefone público para celulares e números residenciais.

Além disso, alguns e-mails, com teor homofóbico, também são enviados.

"Eu estava acostumado a receber ligações, mas eram só homofóbicas, xingando, nunca com ameaça de morte e com requintes de crueldade. Então comentei com as pessoas e comecei a descobrir várias ligações para outros militantes também", comentou Toni Reis, que também foi ameaçado no começo deste mês, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

As ameaças foram denunciadas à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju).

Uma comitiva de Brasília, com a presença da coordenadora-geral da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Irina Bacci, e do coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Igo Martini, foi enviada a Curitiba para auxiliar o grupo e colher depoimentos.

De acordo com Toni Reis, as ameaças acontecem com mais frequência às ativistas lésbicas. "O número de ligações é grande e eles pesquisam as nossas vidas, falam das nossas características. Sabem da gente e de coisas que não colocamos na internet. No grupo tem casais com filhos e eles ameaçam as crianças, sabem onde estudam e tudo. Estão todos muito abalados", declarou.

Entre as medidas que serão adotadas pelo grupo, para por um fim as mensagens, está a criação de um comitê interinstitucional, através da Seju, como forma de acompanhar e denunciar práticas homofóbicas.

Fora isso, as denúncias serão encaminhadas para o governo do estado, Ministério Público e Polícia Federal, para investigação e como forma de garantir a proteção ao grupo.

Wanessa e DJ Leandro Becker são destaques do fim de semana; confira as melhores festas

Google cria vídeos para campanha a favor do casamento gay; assista