São inegáveis a força e a contribuição das novelas, filmes, séries e seriados na luta contra o preconceito. Em 2014, as telas do cinema, da TV e da internet tiveram inúmeras representações LGBT.
+ Confira as 20 matérias mais lidas pelos leitores
E a faca é de dois gumes. Foi neste ano, por exemplo, que rolou o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo na tela da Globo. Por outro lado, também foi neste ano que quatro personagens "voltaram para o armário".
Nos cinemas, Hoje eu Quero Voltar Sozinho emocionou e foi até a aposta do Brasil ao Oscar. E Praia do Futuro causou revolta do público conservador, que pediu para ser "avisado" sobre as cenas de sexo.
Confira os 16 personagens que representam a comunidade LGBT:
1º Leonardo (Ghilherme Lobo) – filme
Na pele do cego Leo, do sucesso cinematográfico "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", o ator trouxe toda a delicadeza do primeiro amor, do primeiro beijo e pela busca à liberdade. Conseguiu amolecer os corações mais duros e fez muita gente querer "voltar acompanhado".
2º Félix (Mateus Solano) – novela
O ator venceu todos os prêmios em 2013 pelo vilão que virou mocinho na novela Amor à Vida, da TV Globo. Mas foi só em 2014 – sim, neste ano – que ele deu o tão aguardado, sofrido e sempre solicitado "beijo gay". Na última cena, emocionou ao mostrar e receber o amor do pai homofóbico.
3º Sophia Burns (Laverne Cox) – série
Exibida pela NetFlix, a série Orange is The New Black consegui suprir duas lacunas do movimento de travestis e mulheres transexuais: uma personagem transexual apresentada com respeito e uma atriz transexual trabalhando e fazendo bonito. Pelo sucesso, Laverne fez história ao ser capa da Time.
4º Clara (Giovanna Antonelli) – novela
Na novela "Em Família", da TV Globo, a personagem deixou um casamento para viver o seu grande amor por uma mulher, Marina (Tainá Müller). E, além de dar vários beijinhos durante a trama, se casou, teve direito à lua-de-mel e fez muitas declarações no horário nobre.
5º Dorothy (Luis Miranda) – novela
Mãe, mulher, socialite, milionária, humorada e mulher transexual. Foi assim que a personagem foi apresentada na novela das 19h Geração Brasil, da TV Globo. Em um dos seus discursos, emocionou a trama: "Deus nos fez seres únicos e diferentes si. Em cada um colocou um coração, sinal de que este é o órgão que verdadeiramente importa".
6º Donato (Wagner Moura) – filme
No filme Praia do Futuro, o ator interpreta um salva-vidas que se apaixona por um alemão e deixa tudo para trás. Com várias cenas de nudez e sexo, o filme gerou polêmica por algumas salas etiquetarem o carimbo "avisado". Wagner mandou bem na defesa do personagem aos homofóbicos de plantão.
7º Ned Weeks (Mark Ruffalo) – filme
O filme aborda o boom da aids nos anos 80 e mostra a ação do escritor Ned – que acaba de perder um amigo – para combater a doença. Ele vai a diversos veículos de comunicação para falar sobre o tema e acaba afastando o irmão Bem e o namorado, interpretado por Matt Bomer.
8º Susanne Warren (Uzo Abuda) – série
Pela icônica personagem Susanne Warren – uma detenta conhecida como Crazy Eyes – da série Orange Is The New Black, a atriz conquistou o Emmy Awards na categoria "Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia".
9º Niko (Thiago Fragoso) – novela
O "carneirinho" mais fofo da TV conquistou os telespectadores da novela Amor à Vida ao conquistar o coração do vilão Félix. Depois de viver um inferno com Eron e Amarilys, que chegaram até a roubar o bebê sonhado por ele, ele merecia um final feliz, com um beijo.
10º Gabriel (Fabio Audi) – filme
Assim como Niko, o personagem deixou a história do filme Hoje eu Quero Voltar Sozinho muito mais emocionante. Gabriel tirou Leonardo da comodidade e investiu numa relação cheia de histórias, em que a deficiência visual era só um detalhe.
11º Amazon Eve (Erika Ervin) – série
A série de terror American Horror Story incluiu uma personagem trans interpretada por uma atriz, que é transexual. Na série, intitulada Freak Show, ela vive uma mulher que se refugia em um "circo dos horrores" para encontrar pessoas que sofrem com a sociedade preconceituosa e encontrar respeito por meio das diferenças.
12º Rayon (Jared Leto) – filme
O filme "Clube de Compras Dallas" é do fim de 2013, mas foi neste ano que o ator venceu o Oscar pela personagem trans Rayon. Ela é uma das pacientes soropositivas de uma clínica dos anos 80. Ela conhece o machão Ronald, também positivo, e tenta sobreviver e ajudar outras pessoas contrabandeando outro remédio eficaz.
13º Marina (Tainá Müller) – novela
A fotógrafa mostrou a que veio na novela "Em Família" ao emplacar o romance com Clara. Nas redes sociais, o casal virou "Clarina" e deixou a novela muito mais interessante que Helena, a filha e todo drama das novelas de Manoel Carlos.
14º Gorete (Rodrigo Sant'Anna) – filme
Em "O Casamento de Gorete", Rodrigo consegue ir além da caricatura já conhecida em trabalhos anteriores. No filme, ele consegue divertir e emocionar com Gorete, que sofre preconceito durante a trajetória e que parte em busca de um marido para receber a herança do pai.
15º Vicente (Marcelo Airoldi ) – filme
Executivo solteiro e homossexual, o personagem do ator no filme Do Lado de Fora faz um pacto com o sobrinho e alguns amigos para sair do armário em menos de 365 dias. Toda a preparação para revelar a homossexualidade foi motivo de boas risadas.
16º Téo Pereira (Paulo Betti) – novela
Na pele do blogueiro fofoqueiro de Império, o personagem é o único homossexual dos cinco LGBT anunciados a não voltar para o armário. Feito que, diante de todas as trapalhadas e tropeços da trama de Aguinaldo Silva, o faz merecedor de entrar na lista.
SEMPRE PRESENTES
Alguns personagens já estão presentes há alguns anos nas listas de representatividade LGBT. É o caso de Kurt Hummel (Chris Colfer), da série Glee, o casal Cam (Eric Stonestreet) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson), de Modern Family, Lafayette Reynolds (Nelsa Ellis), da série True Blood, entre outros. Praticamente hors concours.
FICARAM DE FORA
Ei, mas cadê o Claudio (José Mayer), Leonardo (Klebber Toledo) e Xana Summer (Aílton Graça), da novela Império? Como é possível conferir nas atuais cenas, os personagens voltaram para o armário e, conforme bem considerou o crítico de TV Valter Vanir, representam um retrocesso. Confira a crítica aqui.
Faltou alguém? Sua lista seria outra? Deixe o seu comentário abaixo.