in

Ranking: saiba quais são os países da Europa em que gays são mais respeitados

A Associação Européia Gay e Lésbica divulgou o resultado de um estudo que revela quais são os países mais tolerantes com os homossexuais da Europa.

A pesquisa foi feita com base na legislação e nas práticas que cada país tem com relação aos direitos dos gays e lésbicas. Considerando desde a possibilidade de casamento até graves violações de direitos humanos. Foram analisadas 42 categorias e os países receberam pontuação entre -12 (mínima) e 30 (máxima).

"Nossa revisão anual vai um passo além e olha para o contexto social e político que influencia as experiências vividas de pessoas LGBTs", diz Evelyne Paradis, diretora-executiva da ILGA Europa.

Quem se saiu melhor foi o Reino Unido, que obteve 21 pontos. Bem perto estão Alemanha e Espanha, com 20 pontos cada. Grécia e Itália, o último um país reconhecidamente homofóbico, foram bem mal, com somente 2 pontos.

No fim da lista, Moldávia e Rússia, com -4. A Rússia não chega a ser nenhuma surpresa. Visto as constantes prisões de militantes no país e a famigerada lei de St. Petersburg, que tornou crime qualquer tipo de manifestação gay na cidade. Confira o mapa com as pontuações abaixo.

 

Nunca será! Madonna provoca Lady Gaga durante ensaio de turnê; assista!

Parada Gay de SP: Festa de ursos e Double You são destaques na programação da Cantho