Com foco no turista LGBT, o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) lançou em novembro a campanha “Friendly – GLSBT. Pernambuco simpatiza com você”. A campanha tem início agora em janeiro, com uma capacitação gratuita que será oferecida a funcionários de hotéis da capital pernambucana.
Para o presidente do Recife CVB e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Otávio Meira Lins, o mercado segmentado merece atenção especial. “Este público chega a apresentar gastos 30% superiores aos héteros e a capital pernambucana é o principal destino do Nordeste para estes clientes”, analisa. Boa Viagem, Calhetas e Porto de Galinhas estariam entre os principais atrativos para o público GLS e Recife se diferencia por sua vida cultural e noturna agitadas e sua comunidade gay atuante.
Até então, cinco estabelecimentos da capital já aderiram à campanha e os hotéis serão identificados com placas na recepção que conterão as cores do arco-íris. Entre os estabelecimentos que já aderiram à ideia, estão os hotéis Jangadeiro, Blue Tree – Piedade, Pousada Quatro Cantos, Marolinda Cult Hotel e Hotel Tivoli.
Os hotéis interessados em aderir à campanha poderão solicitar informações e credenciamento para a cessão de placas pelo telefone (81) 3328-8300.
Turismo LGBT é crescente nos EUA
Dados da IGLTA – International Gay and Lesbian Travel Association indicam que no mercado norte-americano o potencial turístico desse público é estimado em 10% do faturamento do setor.
De acordo com a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT-GLS), o turismo gay é o mercado que apresenta mais crescimento no exterior. Enquanto 9% dos heterossexuais americanos viajam ao exterior, o percentual de gays é de 45%, sendo que 87% deles viajam através de agências de turismo. O Brasil seria o quinto país mais procurado para viagens pelos norte-americanos. A entidade aponta ainda que 33% deles viajam pelo menos uma vez por ano ao exterior, enquanto 85% viajam pelo menos quatro vezes ao ano para outras cidades.