Recife já se consagrou como um dos carnavais mais democráticos do país. É um dos principais destinos GLS desta época. Tanto que as prévias carnavalescas dos blocos gays começam logo no início do mês.
No começo de fevereiro, a boate Metrópole promoveu a escolha do Rei e Rainha Gay do Carnaval 2009. O concurso foi uma loucura, é de ficar de boca aberta com os candidatos.
No último dia 18 de fevereiro, a boate realizou a 3ª edição do Baile do Pirata Gay. Roberta Close, montadíssima, foi a madrinha do baile, este que apimenta a interação dos foliões e anuncia que o fervo vai começar. No palco do Bar Brasil, cantaram João do Morro e os Caras. Na área externa, a piscina ficou rodeada do povo curtindo a banda Sem Razão. Já no palco da pista, a animação ficou por conta de Vaid3 e Bandalelê. Intercalados com os DJ’s Júnior Bomba, Pax e Chiclete. No baile rolou de tudo, desde som eletrônico, funk, frevo, axé, sambão, muita paquera e pegação.
No Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, o point e as aglomerações dos gays ficam na avenida Guararapes, em frente ao antigo bar Savoy. Os beijos gays se multiplicam pelo percurso, existem várias ruas estreitinhas e cantos pitorescos que rolam uma roçação.
Em Olinda, famosa pelos blocos de frevo e bonecos gigantes, na rua 13 de Maio é onde os gays dominam. A ferveção é quase que 24 horas, os bonecos de Olinda até ficam mais saltitantes quando passam nesta rua. No Bonfim também rolam vários grupos de gays flertando e beijando sem preocupação. Os héteros transitam numa boa, o único erro é quando passa pelas ruas o bloco "porta". Eles são agressivos, homofóbicos. É muito desagradável, mas não conseguem estragar o clima de festa e alegria. Escutou, "porta!" corra para dentro de algum bar, ninguém merece!
No Recife Antigo, na rua do Brum, a boate temporária Circle é a sensação, as festas rolaram do dia 20 ao 24, depois dos fervos diurnos. Eram duas pistas, muitas escadas para infelicidade dos mais chapados, mas não foi de todo mal. Os Djs Toninho, Nixon, San Sebastian e Mona, fizeram povo o se divertir até o dia raiar.
A sauna Termas Boa Vista, conhecidíssima e com lotação máxima quase todos os cinco dias, trouxe programação especial, com performances de drag queens locais e shows eróticos ao vivo. O cardápio é reforçado, servem desde estrogonofe a feijoada.
No interior, o Carnaval rola na cidade de Bezerros, a 110 km do Recife. É uma espécie de Olinda em miniatura, zero de violência, bem decorada, muita paquera, namoro. Beijo gay rola aos montes, você saca logo quem está afim, mas o babado é só escondido.
Pra quem não conhece o Carnaval de Recife, fica o convite. A curtição, por aqui é muito boa e tenho certeza que quem vem, volta com certeza.