Recife foi idealizada a partir de sua geografia e, segundo Gilberto Freire, é uma “cidade quase-ilha ou quase-arquipélago, levantada entre a água do mar e a mata tropical, compreende-se que o Recife se faça notar por estes valores: água, mata, arte de talha, arte de cerâmica, jangada, pontes, sobrados altos…”
A cidade do Recife, privilegiada pelo calor intenso e sol forte durante quase todo o ano, está situada no Estado de Pernambuco, um dos nove Estados da região nordeste do Brasil. O nome da cidade deriva da longa parede de recifes em sua costa. Cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, a capital pernambucana é conhecida mundialmente como a “Veneza Brasileira”.
Pode até parecer exagero, mas o título é merecido já que a cidade velha é ligada à cidade nova de norte a sul por pontes que escondem várias histórias. Tanto a arquitetura da capital quanto do interior mostra um grande contraste entre o antigo e o novo – o barroco da era colonial se mistura ao modernismo de várias construções. De fato, a arte e a arquitetura barroca do país possuem importantes monumentos em Recife: igrejas, fortes, música e pintura.
Recife é calorosa: suas ruas coloridas promovem o encontro de muita música popular e pessoas hospitaleiras. A cidade não apenas tem uma costa formada por belas praias, mas se configura como uma cidade festiva: magia e alegria estão presentes a qualquer hora do dia e durante todo o ano. Mas, além do frevo que embala os dias de carnaval, do galo da madrugada, dos maracatus na Rua da Moeda e do Cabloquinho no Pátio de São Pedro, a cidade também dispões de vários outros atrativos, muitos deles voltados para o público LGBT.
A noite gay recifense reserva opções para todos os que queiram esticar a madrugada. São boates e bares para todos os estilos, que formam o roteiro da diversão. O circuito para lésbicas não é mais tão restrito como há alguns anos e hoje oferece opções para as visitantes.
Campanhas gay-friendly, como a “Pernambuco simpatiza com você”, querem atrair o público internacional para o Recife, hoje o principal destino do Nordeste para este segmento turístico. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), as praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas, além de Gaibu, são os locais mais visitados pelo público GLS na região.
Para dançar, as opções não se restringem apenas aos clubes. Alguns bares também cedem lugar para bailar. O bar “S” (antigo SPTZ), no bairro das Graças, funciona a partir de quarta-feira e atrai um público mais tranquilo, que procura curtir músicas no estilo MPB tocadas ao vivo.
Outro lugar bastante procurado é o Ponto G, em Afogados na Rua 21 de Abril, abre de quinta a domingo e o nome já sugere o público que o bar recebe. Artistas locais divertem os frequentadores e músicas de Ana Carolina e Laura Pausini são sempre bem recebidas. O Bairro da Boa Vista é considerado o Bairro lésbico do Recife. Provavelmente por estar no coração da cidade, a turma da diversidade tem se multiplicado pelos seus arredores. O cruzamento das ruas José de Alencar e Jeriquiti, no centro do bairro, é o ponto ao ar livre mais badalado da noite GLS do Recife: à noite, tudo é permitido!
No bairro, pode-se encontrar o Shopping Boa Vista (apelidado carinhosamente pela comunidade de “Shopping Boa Bicha”), localizado na região da Avenida Conde da Boa Vista. Funciona de domingo a domingo, até as 21h. Na praça da alimentação, mais um ponto de encontro. Lá se pode paquerar, encontrar as amigas depois do trabalho, pegar um cineminha e até namorar. Uma opção de cinema barato na região é o Cinema do Teatro Parque na Rua do Hospício, com sessões que custam apenas R$ 1,00.
Entretanto, a ferveção na Conde da Boa Vista não se limita às paqueras na praça de alimentação do shopping ou às sessões de cinema no Teatro do Parque: quando o dia dá lugar à noite, bares como o Pirandello, Pit-housen e Sete Cores são os mais procurados, seja para um simples bate-papo, seja para paquerar. Como são opções baratas, as pessoas pulam de bar em bar, dependendo do movimento. O bafón acontece na rua ou nas calçadas.
A principal boate da cidade é a Metrópole, que vem reinando absoluta por quase três anos na preferência do público GLS. O repertório é adaptado ao estilo das pessoas, mudando a cada noite. A casa funciona sempre as sextas, sábados e vésperas de feriado. A energia do local, que já abrigou diversos outros clubes, pulsa a mil. Com a pista cheia à noite, todas as gatas são pardas e a turma aproveita para se jogar sem neuras. Independente do dia, a Metrópole sempre oferece shows inusitados, buscando apresentar sempre os tops do Nordeste; atrações de todas as partes do Brasil também são apresentadas na boate. O clube já foi apontado pela revista Veja como o melhor no segmento GLS em todo o Nordeste.
Quando o assunto é domingayra, eis as opções para quem quer badalar à noite. Dois lugares comandam a Rua Corredor do Bispo: Define e MKB (Meu Kaso Bar). Mesmo com a arquitetura e infra-estrutura desfavorecidas, o MKB tem a preferência da maioria no domingo. A noite é regada a dance, brega e pagode. O ponto forte são os shows constantes de drag queens e caricatas. O MKB funciona de quinta a domingo.
Basta visitar algum desses locais recifenses para perceber que existem infinitas formas de combinar os elementos que envolvem uma boa noitada. É justamente isso que dá personalidade a cada lugar. Os resultados vão desde um botecão lotado e ruidoso até um cantinho charmoso e tranquilo onde se deve ir bem acompanhado; de locais só frequentados por determinadas turmas a espaços ecléticos. A noite recifense é tão efervescente que chega a ser comparada com outros grandes centros, e com certeza vem a ser uma das melhores opções para o público lésbico. No Recife tem tudo isso e muito mais. Que tal comprovar?
Dicas de lugares que são indispensáveis na noite recifense:
Terça Negra
Pátio de São Pedro, s/n, São José, Recife-PE.
Galeria Joana Darc
Av. Herculano Bandeira, 513 – Pina, Recife-PE.
Bar S (antigo SPTZ).
Rua Joaquim Nabuco, 534, Loja 1, Graças, Recife-PE.
Tel.: (81) 9142-1555
Pirandello Bar
Rua José de Alencar, 44 Lj. 04 – Boa Vista. Recife-PE (Atrás do Mustang da
Av. Conde da Boa Vista).
Tel.: (81) 8801-9722
Pit-housen
Rua Jeriquiti, 139 – Boa Vista, Recife-PE.
Sete Cores
Rua do Jeriquiti, 195 – Boa Vista, Recife-PE.
Tel.: (81) 9149-0763
Shopping Boa Vista
Frente: Av. Conde da Boa Vista Boa Vista, Recife-PE.
Fundos: Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista, Recife.
Tel.: (81) 3423 5666
Questão de Gosto Bar
Rua São Gonçalo, 108 – Boa Vista, Recife-PE.
Tel.: (81) 3091 2400
Metrópole Dance
Rua das Ninfas, 125 – Boa Vista, Recife-PE.
www.metropoledance.com.br
metropoledance@terra.com.br
Tel.: (81) 3423 0123
MKB
Rua Oliveira Lima, 778 – Boa Vista, Recife-PE.
Tel.: (81) 3223 0921
Define
Rua Corredor do Bispo, 131 – Boa Vista, Recife-PE.
Tel.: (81) 3222 8762
Burburinho
Rua Tomazina, 106, Recife Antigo, Recife-PE.
* Amanda Z. Campagnone e Hugo Santana assinam semanalmente a coluna Dykes on the road, que pretende dar dicas dos melhores destinos nacionais e internacionais para a turista lésbica. Mais informações sobre roteiros GLS: www.gamboaviagens.com.br.