in

Redação de A Capa vira sede de Encontro de Comunicadores GLS

Na manhã de sexta-feira (23/05) a redação do site e da revista A Capa foi desmontada. A sede de operações da nossa equipe abrigou o I Encontro Nacional de Comunicadores GLS, promovido por Ferdinando Martins, criador da primeira lista de discussões de jornalistas gays no Brasil.

O evento foi marcado principalmente por dois momentos. O primeiro, na parte de manhã teve um tom mais politizado e contou com uma espécie de coletiva de imprensa da SEDH – Secretaria Especial de Direitos Humanos – sobre a primeira Conferência Nacional GLBT, que acontecerá em Brasília, no começo de junho. Perly Cipriano, subsecretário de direitos humanos, falou que dentre todas as Conferências já convocadas – meio ambiente, juventude, idosos, negros – essa é "a mais emblemática do ponto de vista dos direitos humanos".

Marisa Fernandes, do Coletivo Feminista de Lésbicas, Irina Bacci, do Fórum Paulista GLBT, Cássio Rodrigo, da CADS, além de Paulio Biagi e José Guerra, assessores da SEDH, estiveram presentes no encontro. Todos fizeram análises sobre a realização das Conferências Estaduais e Municipais que aconteceram no país, como condição para a realização da etapa Nacional.

A vereadora Soninha também compareceu ao evento e em uma fala bastante breve, discursou sobre como as formas de preconceito se dão no dia-a-dia. "Hoje tem gays que trabalham na ESPN, uma coisa inimaginável até um tempo atrás", comentou. Até o caso Ronaldo foi citado durante o encontro. "Ninguém falou que não há nada de mais dele ter saído com travestis.E o Richarlyson. Se ele for ou fosse gay, qual é o problema? Ele foi ‘acusado’ de algo que nem errado é."

A parte da tarde foi mais amena. Quem esteve na mesa foi Ana Fadigas, ex-editora da revista G Magazine e Sérgio di Pietro Jr, diretor executivo do site de relacionamentos Disponivel.com e A Capa. A conversa girou em torno do jornalismo gay e seu papel modificador na sociedade. Ana citou por exemplo, que no começo da revista poucos eram os jornalistas que queriam assinar as matérias e reportagens e ressaltou as dificuldades e preconceitos que a redação tinha que enfrentar por ser uma revista de nu masculino. Sérgio revelou que por também conter imagens de nu, o Disponivel.com, também tem que enfrentar esses desafios e preconceitos.

Ana declarou ainda a importância do lado maternal da revista e comentou a chegada das novas revistas gays DOM e Junior "Elas são extremamente bem vindas. Não dá para fazer um bom trabalho quando se é o único referencial de algo", afirmou. Já Sérgio declarou que aprendeu bastante com o site e a revista e acredita que os leitores também aos poucos também podem aprender. "Antes do site eu falava homossexualismo, agora sei que o certo é homossexualidade".

Eram quase três horas da tarde quando o encontro acabou em pizza. Antes dos presentes irem embora, o Bill da Pizza, trouxe parte de sua ágil equipe e serviram pizzas aos convidados. Bill ainda pode participar do  final da conversa com Fadigas e declarar, "eu sou um colecionador da revista G".  Um ótimo momento de descontração para um encontro sério e inédito. Passado algum tempo Bill retornaria a sala com as pizzas e todos, sem exceção, adoraram.

Boyzone

Luxury Playgirrrl