in

Relações gays oficialmente legalizadas duram mais

Um estudo apresentado nesta terça-feira (26) nos Estados Unidos mostra que relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo que foram oficialmente legalizadas têm a tendência de durar mais que aquelas ditas “informais”.

A pesquisa foi conduzida por estudiosos da Universidade de Washington, San Diego e Vermont, e é a primeira a examinar as experiências de casais gays desde que as uniões do mesmo sexo foram legalizadas em Vermont. Os resultados foram publicados na revista “Developmental Psychology”.

“Uma união oficialmente legalizada conta com maior apoio da família, aceitação de amigos e colegas, maior comprometimento e direitos legais”, disse Robert-Jay Green, diretor executivo do Instituto Rockway. “Os resultados deste primeiro estudo sugerem que casais do mesmo sexo que legalizaram sua união em Vermont estão mais comprometidos uns com os outros ou funcionando melhor”, acrescentou.

65 casais de homens e 138 casais de mulheres que oficializaram sua união em Vermont participaram do estudo. Eles foram comparados com outros 23 casais de homens e 61 casais de mulheres que não estão oficialmente casados e outros 55 casais héteros.

Segundo a pesquisa, casais do mesmo sexo que não legalizaram sua união têm uma tendência maior de terminar a relação. Em Vermont, 9,3% dos casais do mesmo sexo não casados terminaram sua relação, enquanto 3,8% dos casais gays casados decidiram fazer o mesmo. Quanto aos casais heterossexuais, 2,7% deles terminaram seu relacionamento.

O estudo questionou os casais quanto a conflitos, satisfação, comprometimento, intimidade e igualdade. Casais homossexuais mostraram que têm relacionamentos com menos conflitos que os casais heterossexuais.

Camiseta lésbica quase leva mulher à prisão

Romênia terá canal de TV gay pela internet