Começa nesta quinta-feira (24/04), o primeiro congresso gay de Judeus em Israel. O encontro tem como principal objetivo discutir e criar a consciência homossexual como um direito social e religioso. Neste primeiro congresso, irão se reunir jovens gays ortodoxos da comunidade judia com a intenção principal de discutir sobre o fenômeno social existe dentro do mundo religioso.
Para o Rabino R., eles são um grupo de jovens e "não renunciamos a nossa identidade religiosa e nem a nossa homossexualidade". R. é identificado como o principal porta voz do movimento. O grupo que organiza o tal congresso, Ho’D, iniciou as suas atividades pela internet até chegar no principal objetivo (o congresso). Em um comunicado na internet, eles afirmam, "não nos desviamos do caminho, somos parte da comunidade ortodoxa e elegemos também a nossa identidade sexual".
Eles ainda têm esperança de que os ultra-ortodoxos, religiosos sionistas ingressem no site do movimento e participem do congresso. "A tendência homossexual é impossível de se mudar, há uma porcentagem de pessoas que não podem se expressar. Para nós é muito difícil enfrentar. A relação com homens é proibida, mas ser homossexual não. É difícil, mas é a nossa natureza". Afirmou R.