Com o casamento gay valendo no estado de São Paulo, a revista “Época São Paulo”, suplemento da “Época” distribuído na capital paulista, resolveu usar o tema para a capa da sua última edição.
A revista veio de encontro com a norte-americana “Time”, que também produziu capas sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Na versão dos Estados Unidos, as capas trazem dois beijos, um de um casal de homens e outro de um casal de mulheres.
A versão brasileira, feita pela “Época”, insinua um beijo entre duas mulheres. No blog “Faz Caber”, da própria publicação, o diretor de arte Marco Marques explica a escolha da capa.
“Esta capa surgiu depois que vi esta notícia na internet no começo do mês de março. Falei com o diretor de redação Celso Masson e ele curtiu a ideia na hora. Ele sugeriu usar duas mulheres se beijando na capa para ficar diferente de tudo que já saiu sobre este tema. Eu achei bacana, mas disse que deveria ser um casal de mulheres e um casal de homens e a tiragem dividida ao meio com as duas capas”, diz Marques.
A escolha final da capa acabou sendo apenas pela a de duas mulheres. “No ensaio fotográfico não poderia ter beijo, apenas uma sugestão de beijo, pelo simples fato de a foto ser feita com modelos menores de idade que não eram homossexuais. Tentamos com um casal de homens na expectativa de conseguir publicar metade da tiragem, mas a capa escolhida foi só com o casal de mulheres”.
Na matéria no interior da revista, a publicação fala sobre como a legalização do casamento gay afetou a vida de homens e mulheres homossexuais na capital paulista.
Ainda que a iniciativa de discutir o tema tenha sido muito válida, estando muito à frente de outras publicações nacionais, a imagem da capa da “Época São Paulo” ficou um tanto produzida, gerando uma artificialidade ao tratar do envolvimento emocional entre duas pessoas e muito mais próxima do fetiche do imaginário dos homens héteros ao verem duas mulheres juntas.
Abaixo você confere a capa com dois homens que não foi para as bancas e as imagens da "Time".