O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, conhecido político pró-gay, estão entre os governantes apontados pela revista Zero, uma das maiores publicações gays da Espanha, como defensores da causa GLS.
A matéria afirma que “um país como o Brasil, onde a cada ano uma centena de homossexuais morre assassinada, demonstra que é possível deixar a homofobia no passado quando seus governantes se aliam pela igualdade”.
Na América Latina, também fazem parte da seleta lista a presidente chilena Michelle Bachelet e Cristina Kirchner, mandatária argentina.
Para a publicação espanhola, o presidente Lula, através do programa Brasil sem Homofobia, tem apresentado políticas públicas consistentes no sentido de erradicar a discriminação.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou pessoalmente a Primeira Conferência Nacional GLBT para maio próximo. O governo Lula, além disso, está impulsionando o programa ‘Brasil sem Homofobia’ que pretende promover o respeito a todas as orientações sexuais", ressaltou a matéria.