O cantor Ricky Martin enviou um comunicado ao jornal porto-riquenho El Nuevo Dia, que depois foi reproduzido em seu site, onde protesta contra os recentes crimes homofóbicos em sua terra natal e pede às pessoas que "aceitem a diversidade" como o primeiro passo para eliminar o ódio.
No mês passado, o adolescente Jorge Steven Lopez Mercado foi encontrado queimado e decapitado na cidade de Cayey em crime supostamente motivado por homofobia. Em seu comunicado, Ricky Martin diz que "é quase impossível acreditar que em 2009 ainda lutemos contra situações de ódio". "Quando acreditamos em paz, não há simplesmente espaço para a complacência", escreveu o cantor, que recentemente se tornou pai de gêmeos provenientes de mãe de aluguel.
"Os assassinos de James Byrd, Matthew Shepard, Jorge Steven Lopez, Marcelo Lucero, Luis Ramirez e vários outros que foram vítimas de ‘crimes de ódio’ deveriam ser completamente ignorados por todo e qualquer ser humano; porque todos nós somos humanos. Cabe a nós mudar esse paradigma. Eu ouço a palavra tolerância na mídia quando ela se refere àqueles que citei acima. Um dos significados de tolerância é a capacidade de aturar a dor ou o sofrimento. Outro significado é o ato de permitir alguma coisa. Para mim, ao invés de dizer que precisamos tolerar a diversidade, por que não dizemos, nós precisamos aceitar a diversidade?", diz Martin no comunicado.
O texto em espanhol pode ser lido na íntegra aqui.