E surge mais um festival de cinema gay em terras brasileiras. Uma ótima notícia, pois é saudável que exista a pluralidade de festivais dedicados ao tema no Brasil. Depois do pioneiro Festival Mix Brasil (criado em 1993 e sediado em São Paulo), do For Rainbow (nascido em 2007 e realizado em Fortaleza) e do Close (de Porto Alegre, que estreou em 2010), chega agora o Rio Festival Gay de Cinema.
O evento vai exibir longas e curtas-metragens de temática LGBT, entre filmes brasileiros e estrangeiros. No total são 6 longas e 35 curtas. No ramo dos longas, um filme norte-americano dirigido por uma cineasta brasileira: "Bloomington", de Fernanda Cardoso.
No setor de curtas, destaque para os filmes do diretor Daniel Ribeiro: "Café com Leite" e "Eu Não Quero Voltar Sozinho" – este último, pivô de uma recente polêmica envolvendo homofobia no estado do Acre.
Outros títulos marcam presença, como "Suspeito", de Eduardo Mattos, e "Eu e o Cara da Piscina" – ambos com passagem por festivais de cinema gay no Brasil.
A noite de abertura acontece nesta quinta-feira (30), com apresentação do ator Marcos Damigo – o Hugo da novela "Insensato Coração". O festival acontece entre os dias 1º e 10 de julho.
Serviço:
Rio Festival Gay de Cinema
De 1º a 10 de julho
Cine Odeon Petrobrás e Cine Cultural Justiça Federal
www.riofgc.com