No próximo sábado (3), a Prefeitura do Rio promove a maior ação já feita por uma cidade brasileira no combate à AIDS. A ação faz parte do projeto "Fique Sabendo" e é uma das iniciativas em torno do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
A Secretária Municipal da Saúde e Defesa Civil irá disponibilizar testes de AIDS e Sífilis em 185 postos de saúde e clínicas de família espalhados pela cidade. Normalmente os testes só podem ser feitos nos 12 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).
A prefeitura investiu cerca de 2 milhões de reais na ação. Espera-se que 30 mil testes sejam feitos no sábado. O objetivo é estimular a população a realizar o exame e monitorar o início do tratamento dos pacientes positivos. Vale ressaltar que todos que fizerem o teste passarão por um aconselhamento antes e depois do exame.
"Quando sabemos por dados UNAIDS que 250 mil cidadãos vivem com HIV sem saber, entendemos a importância da ação da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio", diz Carlos Tufvesson, coordenador da Secretária da Diversidade Sexual do Rio.
As unidades de saúde estarão funcionando das 8h às 17h. Cerca de 3.200 funcionários participam da ação. Além dos testes haverá distribuição de material educativo e preservativos.
"O nome da ação, 'Fique Sabendo', reforça a importância do combate à ignorância e à desinformação. O poder público oferece os meios para obtenção do diagnóstico e para o tratamento, mas é preciso que o cidadão se conscientize que ele também tem que fazer sua parte, indo a uma unidade de saúde. O maior desafio desta campanha é lutar contra o preconceito", afirma Hans Dohmann, secretário municipal de Saúde e Defesa Civil.
Em dados recentes do Ministério da Saúde, foi revelado que aumentou o número de jovens gays que contraíram a doença em 2010. "Esses resultados deixam claro o desconhecimento em relação a AIDS por parte dos jovens de hoje", diz Tufvesson.
Nas noites do dia 01, 02 e 03 de dezembro, 10 monumentos da cidade ficarão iluminados de vermelho em razão do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Entres eles o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa e a Câmara Municipal.