A cidade do Rio de Janeiro sediará na última semana de junho de 2010 a 25ª Conferência Mundial de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O governo municipal e estadual do Rio apoiam o evento, além do governo federal. O governador do Rio, Sérgio Cabral, será o presidente de honra da Conferência.
Segundo Claudio Nascimento, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, espera-se a participação de mais de quatro mil representantes da comunidade gay mundial. Sobre os apoios financeiros, Nascimento declarou que "a maioria da empresas particulares no Brasil não apoia eventos que promovam os direitos homossexuais". Para ele, esses eventos dependem das ações dos governos para "acontecer".
A Conferência Nacional LGBT já aconteceu no Rio de Janeiro em 1995. Ela está vinculada à ILGA (International Lesbian and Gay Association) e em sua primeira edição reuniu representantes de mais de 40 países. O Rio de Janeiro, através do Grupo Arco-Íris, disputou com as cidades de Toronto e Londres para ser sede do evento. A conferência será organizada pelo já citado grupo carioca, pelo Grupo Dignidade de Curitiba e pelo Instituto Édson Nerys, de São Paulo.