Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

RS: 1ª Jornada Lésbica Feminista

Está definido o calendário inicial da 1ª Jornada Lésbica Feminista do Rio Grande do Sul, que poderá receber novos eventos, caso outras organizações se juntem ao movimento. Por ora, o mês de agosto está todo tomado por atividades como projeções de filmes com mesas redondas, debates, oficinas e panfletagens.

O encerramento da jornada acontece em 30 de agosto com a 3ª Marcha Lésbica de Porto Alegre e a 1ª Marcha Lésbica do Rio Grande do Sul com o tema “Mulheres lésbicas na luta contra todo o tipo de violência e opressão! Em cada beijo uma revolução!”. A concentração será às 13 horas no Espelho d’Água da Redenção.

Para obter mais informações acesse o blog da Marcha clicando AQUI. Confira a programação divulgada:

CINELÉS – projeção de filmes com temáticas lésbicas

Cine Bancários de Porto Alegre (rua General Câmara, 424).

Dia 10/08 – “MENINOS NÃO CHORAM”:
Sinopse: Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem à público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade

Dia 24/08 – Assuntos de Menina
Sinopse: Narrado em terceira pessoas, o conflito de duas adolescentes que se vêm apaixonadas em um colégio interno e o drama quando a irmã de uma delas ameaça contar aos pais caso o relacionamento não seja encerrado.

2. Roda de discussão mediada – Dias 10 e 24 de agosto
Após a projeção dos filmes, faremos uma roda de dicussão mediada com a comunidade sobre o tema abordado.

Dia 10/08 – Discussão com movimentos sociais sobre identidade masculinizada, visibilidade X preconceito; violência e os efeitos da homofobia. Espaço para falarmos sobre nossas vivências de preconceito.

Dia 24/08 – A mediação será feita por familiares de homossexuais com a finalidade de discutirmos os efeitos da homofobia DA e SOBRE as famílias – LEVE SEUS FAMILIARES para que dêem seus depoimentos.

3. Discussão com Sindicalistas sobre Homofobia no Movimento Sindical

Dia 11/08, às 14h – Sindicalistas discutem “A CTB e a relação com o movimento LGBT” – local ainda não definido

Dia 12/08, das 9h às 13h – durante a Reunião da Secretaria de Mulheres da CUT-RS, rua Barros Cassal, 283

Roda de debate acerca do preconceito contra homossexuais nas Direções Sindicais. O objetivo é inciarmos um debate solidário que possibilite romper com a lógica do silêncio que esconde o preconceito.

4. Oficinas de Criação de materiais – duas oficinas no segundo e terceiro sábados do mês de agosto para criação de faixas, cartazes, pirulitos e instrumentos a serem utilizados na Marcha Lésbica

Dia 15/08 – das 13 às 17h no SINDSPREV, Leonardo Truda, n. 40, 12 andar

Dia 22/08 – das 13 às 17h no SINDSPREV, Leonardo Truda, n. 40, 12 andar

A ideia das oficinas é criarmos as faixas e pirulitos com as frases que gostaríamos de ver nos momentos de manifestação de rua sobre a lesbianidade, a lesbofobia, o amor entre mulheres. Momentos para trabalharmos juntas a imagem que a sociedade faz de nós.

5. Panfletagem nos bares e no Bric

Dias 21 e 28/08 – SEXTAS – nos bares de frequência lésbica

Dias 22 e 29/08 – SÁBADOS – Na Feira de sábado na Redenção e na festa DELAS (29/08 – um dia antes da Marcha)

Dia 23/08 – DOMINGO – no Bric da Redenção
Atividade conjunta da LBL com a Marcha Mundial das Mulheres e demais redes feministas para divulgar a Marcha Lésbica e fortalecer a identidade lésbica-feminista

6. Oficina para Gestores públicos e Servidores da área de saúde sobre “Saúde das Mulheres Lésbicas” – LBL/NUPACS/SMDH, SINDISAÚDE e Hospital Conceição
Dia 20/08, das 14 às 18h, na Rua Santo Antônio, 635

Apresentação das pesquisa feita pelo NUPACS, em conjunto com a LBL em postos de saúde do SUS, acerca do atendimento prestado a mulheres lésbicas na rede pública.

O público da pesquisa são as mulheres lésbicas da região e os profissionais que atuam na rede de saúde. Aprofundamento da discussão acerca do preconceito institucionalizado nos serviços prestados pelo estado à população de mulheres lésbicas.

7. Diálogo entre Academia e Movimento Social – NUPACS e LBL

Dia 26/08 – no Campus do Vale UFRGS, Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43322 – Sala do PANTEON

A atividade faz parte do III Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos que tem por finalidade, nessa terceira edição, além de manter a pluralidade no interior da Antropologia, abrir o diálogo com e para outras áreas de conhecimento em especial com os Movimentos Sociais. Para possibilitar uma reflexão abrangente, conta com a apresentação de trabalhos por parte de estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes programas e com a participação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, e antropólogos de outras universidades como debatedores.

O seminário iniciará no dia 26 de agosto com a atividade Diálogo entre Academia e Movimento Social realizada em parceria com a Liga Brasileira de Lésbicas da região Sul e com outra entidade a confirmar.

8. Festa Delas – Festa de Mulheres SÓ PARA MULHERES
Dia 29 de agosto, local ainda não definido

Para comemorar o dia 29/08 (Dia Nacional da Visibilidade Lésbica), em parcerias com as mulheres das DDC eventos GLS, festa DELAS para ELAS, com muita música, espaço para dançar, conversar e namorar. A festa tem por finalidade integrar e fortalecer as mulheres lésbicas e bi-sexuais para a caminhada do dia seguinte.

9. Dia 30/08, 13h
ESPELHO DÁGUA DA REDENÇÃO
em PORTO ALEGRE
III Marcha Lésbica de Porto Alegre e
I Marcha Lésbica do RS

Sair da versão mobile