Na última terça-feira (12), o evento Rúcula Festival de Arte, que aconteceria em Jundiaí, no Estádio Doutor Jayme Cintra, foi cancelado.
Segundo a organização, o motivo do cancelamento foi por conta de uma das atrações, que é LGBTQ+ e causou um desconforto na diretoria do time Paulista Futebol Clube, que é dono do estádio.
A atração era o “O Baile das Gayrotas”, e a organização emitiu uma nota: “Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio”.
O time Paulista Futebol Clube também emitiu uma nota, mesmo sabendo da repercussão negativa, não voltou atrás.
“Lamentamos o não cumprimento das solicitações, ressaltando que o Paulista Futebol Clube está à disposição para todos que queiram realizar eventos, porém desde que se submetam às condições impostas pelo clube. Temos conhecimento das manifestações contrárias a essa decisão, que respeitamos, assim como manifestamos nosso irrestrito apoio a todas as opções culturais e comportamentais, sem exceção”.