in

Saiba 5 motivos para votar (e não votar) em Aécio Neves no segundo turno

Quem será o próximo presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)? A votação, que ocorre neste domino (26), está provando o maior debate nas conversas, nas rodas de amigos e, sobretudo, nas redes sociais. 

+ Saiba motivos para votar (ou não) em Dilma Rousseff

 
Pela primeira vez, em uma eleição, os direitos LGBTs tornaram-se pauta de destaque e obrigaram todos os candidatos a se posicionar – para o bem ou para o mal.
 
Não poderia ser diferente. Com mais de 250 crimes LGBTfóbicos todo ano e inúmeros direitos negados à população formada por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, já era hora de esta pasta “sair do armário”. 
 
O A CAPA listou 5 motivos para pessoas LGBT votarem em Aécio. E outros 5 motivos para elas não votarem nele. Leia, avalie e, dentre outros critérios, faça a sua escolha. 
 
5 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR EM AÉCIO
 
– Aliados contra direitos LGBT
Dentre os seus apoiadores e aliados estão Marco Feliciano, Silas Malafaia e Magno Malta, conhecidos por serem contra as políticas de direitos LGBT. 
 
– Ausente
Enquanto senador, Aécio não esteve presente na votação do requerimento que acabou com o PLC/ 122, que criminalizaria a homofobia e a transfobia. Ele abandonou o recinto na hora da votação e não votou a favor da criminalização, que ele diz defender hoje. 
 
– Pouca conversa
Até o momento, não recebeu militantes do movimento LGBT para debater ideias ou mostrar publicamente estar aliado ao grupo. E nem tirar aquela famosa foto com ativistas e a bandeirinha do arco-íris. 
 
– Virou a página muito rápido
Aécio disse que o casamento gay já está "consagrado" e que seria uma "página virada" na história do país. No entanto, para proteção real dos direitos dessas famílias é necessária a inclusão na legislação brasileira, cabendo a presidência da república a sansão após aprovação no Congresso Nacional. Volta a página!
 
– Vice é contra criminalização da homofobia
Aloysio Nunes Ferreira, vice de Aécio, votou pelo fim do PLC 122 quando era senador. Ao lado de sete senadores do PSDB, ele se posicionou contra a lei que criminaliza a homofobia e transfobia no Brasil. 
 
5 MOTIVOS PARA VOTAR EM AÉCIO 
 
– Propostas LGBT, ok
Aécio foi um dos primeiros candidatos a incluir em seu programa de governo propostas para a comunidade LGBT, desde o primeiro turno. Saiu na frente de Marina Silva, Dilma Rousseff e até de Luciana Genro. No segundo turno, reafirmou os compromissos antes de Dilma (veja aqui).
 
– Não se calou
Se pronunciou em vários casos envolvendo a homofobia. Declarou ser contra o projeto de Cura Gay, feito pelo deputado do PSDB, disse ser contra o discurso homofóbico de Levy Fidelix e até de Marco Feliciano, que o apoia, mas a quem chamou de “despreparado”. 
 
– Adoção por casais
Em entrevistas, afirmou que é a favor da adoção por casais do mesmo sexo e que pretende facilitar o processo de adoção. 
 
– Visibilidade Trans
Durante o mandato do governador, a militante trans Walkiria la Roche foi eleita coordenadora do Centro de Referência Homossexual de Minas Gerais, tornando-se a primeira mulher transexual a ocupar um cargo executivo no governo mineiro. 
 
– Criminalização da homofobia, agora vai
Declarou ser a favor da criminalização da homofobia, inclusive em um debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. “Defendo que qualquer tipo de discriminação, em especial a homofóbica, seja tratada como crime”.
 

Saiba 5 motivos para votar (e não votar) em Dilma Rousseff no segundo turno

Galeria: Gostosíssimo, Ryan Leach é o homem que você vai querer chamar de seu