in

Saiba duas vitórias contra o fundamentalismo que ocorreram nos últimos dias no Congresso

A bancada que luta contra os direitos LGBT continua grande e fortalecida. Tanto que o projeto intitulado Estatuto da Família – que quer considerar família apenas casais heterossexuais e excluir as famílias LGBT – continua sendo uma das principais apostas de muitos fundamentalistas religiosos.

+ Quatro joven gays são degolados pelo Estado Islâmico 

Porém, duas vitórias a favor dos direitos humanos e contra o retrocesso na luta pela cidadania de pessoas ocorreu nos últimos dias.

Primeiro, o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), que é da Assembleia de Deus de Jacarepaguá e que é aliado de Silas Malafaia e Marco Feliciano, retirou a sua candidatura avulsa para a presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Ele havia se candidato subitamente na última hora para concorrer ao lado de Paulo Pimenta (PT-RS) e, após muita pressão, decidiu desistir. A eleição deve confirmar o nome de Pimenta na quarta-feira (11). Já Sóstenes vai integrar a suplência da CDH e o partido quer que ele seja indicado para a relatoria do Estatuto da Família.

+ Filho de casal gay está em coma após ser espancado na escola

Outra conquista ocorreu com a aprovação da PL 7699/06, chamada de Lei da Inclusão, na Câmara dos Deputados na quinta-feira (5). Um dos artigos da PL dizia que pessoas com deficiência também devem ser protegidas levando em consideração a sua orientação sexual e identidade de gênero.

Apesar de a bancada evangélica ser contra – o deputado Alan Rick, do PRB, por exemplo, afirmou que ela fere os princípios cristãos – ela foi aprovada por 187 votos a 175. A relatora do projeto, Mara Gabrilli (PSDB-SP) frisou que é favorável à manutenção do direito LGBT. "No contexto da saúde, tem de respeitar a diversidade. É a discussão do atendimento da saúde".

A proposta diz que a prática de discriminação da pessoa em razão de sua deficiência terá pena de reclusão de 1 a 3 anos. Essa pena aumenta para 2 a 5 anos se ela for cometida por meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza.

Em nova novela, Rogéria terá embates com personagem homofóbica

Ejaculação precoce tem jeito? Saiba as causas, mitos e solução