Estreia nesta segunda-feira (16) a nova novela das 21h, Babilônia (TV Globo). E a expectativa em cima de personagens LGBT – com algumas novidades na tela da tevê – é grande desde o último ano.
A trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga contará até o momento com cinco personagens que contemplam a diversidade sexual e de gênero. E o plus é que um deles é formado por pessoas da terceira idade.
Segundo o autor, a presença de personagens LGBT "não é uma obrigação", mas um processo "natural". "É natural, porque os gays estão aí na vida, trabalhando, vivendo, lutando por direitos, sem medo de mostrar a cara. A novela espelha a sociedade", declarou.
O A CAPA fala um pouco sobre cada um deles. Confira:
Carlos Alberto (Marcos Pasquim)
O personagem gay será instrutor de saltos ornamentais. Ele sempre sentiu atração por homens, mas devido aos variados conflitos internos e sociais nunca conseguiu externalizar a orientação sexual. Ele casou com uma mulher, teve um filho – que por sinal é homofóbico. Agora, que o filho cresceu, ele se viu livre e bastante interessado em Ivan.
Teresa (Fernanda Montenegro)
A personagem lésbica é dona de um escritório de advocacia e é casada há mais de 30 anos com Estela. Juntas, elas são mães de Rafael – neto de Estela que foi criado pelas duas, após a mãe biológica morrer. Em entrevistas, Fernanda revelou que o papel será "totalmente humanizado" e "porta voz dos avanços humanos". Em uma das falas, ela diz que a sociedade sempre tentou esconder pessoas como ela, mas que nunca conseguiu.
Úrsula Andressa (Rogéria)
A personagem será uma travesti bairrista que enfrentará o preconceito da sociedade. O nome é inspirado na atriz homônima, que é lembrada por ter sido a primeira bond girl dos filmes de James Bond. No embate, Úrsula terá uma inimiga número 1 vivida pela atriz Mary Sheila. O embate deve render bons textos.
Ivan (Marcello Melo Jr.)
Fazendo parte de uma geração mais bem resolvida – entenda "assumida" – o personagem será um instrutor de slackline. Ele não terá medo por conta da orientação sexual e não vê problemas em dizer ao mundo que é gay. Ao se apaixonar pelo instrutor Carlos Alberto, ele vai enfrentar justamente o armário, medos e frustrações do parceiro em se assumir. Quem nunca?
Estela (Nathália Timberg)
A personagem deixou o marido há 35 anos para se entregar ao amor por Teresa. Vivendo com a esposa e o filho Rafael, ela enfrenta inúmeros preconceitos da sociedade, mas não se abate na criação e nem na luta pelos seus direitos. "Estou acostumada a lutar por aquilo que eu acredito. Contra o preconceito, contra a injustiça", declarou.