O Exército decidiu transferir nesta quinta-feira (05/06) o sargento gay Laci Marinho de Araújo, preso na madrugada, para um Hospital Geral de Brasília.
O sargento foi detido depois de participar do programa "Super Pop" ao lado de seu companheiro, também sargento do Exército, Fernando de Alcântara de Figueiredo. Os dois foram para Brasília em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Laci foi algemado e, segundo Fernando, empurrado para fora do avião quando desembarcaram.
O Exército sustenta que Laci cometeu crime de "deserção", enquanto os sargentos alegam perseguição devido à orientação sexual de ambos. Para resolver este impasse, foi instalado hoje pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado um grupo de trabalho para negociar com o Exército e o Ministério da Defesa uma possível solução.
Para auxiliar o grupo e garantir a integridade física e psicológica dos sargentos, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e José Nery (PSOL-PA) estão no hospital, no setor militar urbano, onde se encontra Laci e Fernando.
Foto: Sergio Lima / Folha Imagem