Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Sargento gay Laci pede baixa do exército

O sargento Laci de Araújo que revelou sua homossexualidade em reportagem à revista ‘Época’, pediu baixa do Exército nesta quarta-feira (09/10).  Seu companheiro, o ex-sargento Fernando de Alcântara, já havia feito o mesmo há dois meses.

Pelas leis do Código Processual Militar, Laci só poderia entrar com pedido de baixa após cumprir sua pena – no momento ele está detido por ter viajado sem pedir autorização ao comando militar. Os advogados do ex-sargento, no entanto, vão explorar uma brecha do código, onde afirma que os militares incorporados (recém ingressados no exército) não podem pedir baixa se tiverem pendências com a justiça militar, como Laci é um profissional de carreira, a sua defesa irá explorar esta lacuna.

Laci tinha como objetivo conseguir a aposentadoria militar. Porém, a sua doença não foi reconhecida por seus superiores. Por isso, decidiu pedir a baixa. Nesse caso, Laci fica sem direito a aposentadoria e outros benefícios. Seu companheiro disse que essa foi a alternativa que eles encontraram para acabar com a tortura que ambos sofrem desde que o caso veio a público. Fernando declarou também que seu parceiro está com a saúde debilitada e que não agüenta mais tanta pressão imposta pelas Forças Armadas. 

Sair da versão mobile