Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Sargentos gays, Laci Araújo e Fernando de Alcântara, são condenados pela Justiça Militar

Os sargentos Laci Araújo e Fernando de Alcântara foram condenados ontem (08/06) pela Justiça Militar por "desacato, denunciação caluniosa e ofensas às Forças Armadas". Laci pegou pena de 1 ano e 3 meses e Fernando de 8 meses de prisão. Ambos poderão recorrer em liberdade. Segundo Fernando, a condenação "já era esperada".

A condenação se deu por conta das denúncias que Fernando fez à imprensa e à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência de que Laci estava sendo torturado enquanto esteve no cárcere das Forças Armadas. "Eles (Exército) nunca irão assumir que torturaram, isso é uma questão de honra para eles", diz Fernando.

O sargento Fernando afirmou estar indignado com a inversão dos papéis. "O Laci passou de torturado a réu, a Justiça Militar conseguiu reverter completamente o quadro", explica. O sargento acredita que a questão da tortura é um tabu. "No Brasil isso (tortura) é política, não se pode falar", denuncia.

Apesar da condenação, Fernando disse à reportagem do site A Capa que ele e Laci estão "tranquilos". "A luta continua, não temos mais como recuar. Tenho esperança de que ainda vamos reverter essa situação." Apesar do otimismo, Fernando não esconde a sua tristeza. "Apesar de eu ter esperança, isso é algo que me aborrece muito, às vezes tenho vontade de sair deste país", desabafa.

Os sargentos pretendem levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Sair da versão mobile