A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, teve sua primeira parada gay no último sábado 30/06. Com o sol brilhando forte, homossexuais, simpatizantes e muitos curiosos acompanharam a marcha pelas ruas do centro da cidade.
A política e a corrupção deram a tônica do evento e muitos gritavam palavras de ordem, como “Viva a Democracia”. Outro participante mostrou-se insatisfeito com a classe política: “Imoral é a corrupção neste país. Imoral é o que fizeram com aquela empregada no Rio de Janeiro. Nós somos pessoas felizes, pagamos impostos, somos seres humanos.”
Outro assunto recorrente entre os participantes foi o caso da Rádio Clube Bandeirantes AM. Semana passada, os radialistas Rubens Menon e Theo Cevey usaram o programa Comunidade em Alerta para incitar a população contra a realização do evento na cidade. A rádio tem em sua grade, dentre outras atrações, diversos programas evangélicos, como “Igreja Quadrangular”, “Clube Gospel” e “Igreja Deus é Amor”.
Talita Sanchez, 31 anos, comemorou a realização da parada, mas não esqueceu que a homofobia ainda existe. “Já passei por muitas situações constrangedoras.”
“ Cada um deveria cuidar de si. As pessoas ficam cuidando da vida dos outros e esquecem de cuidar das vidas delas mesmas”, disparou Talita.