in ,

Segura e Balança! O pole dance além de sensual pode ser ótimo para desenvolver os músculos

Não posso acreditar que tenha sido derrotada por um homem. Mas, para ser honesta, ele é muito bom". A frase, dita em 2009 por Alieen Daniel, aconteceu após a morena perder para o cabeleireiro Paul McGill a coroa de campeã escocesa de… pole dance! Sim, o esporte, geralmente praticado por mulheres, vem fazendo a cabeça (e tornando o corpo cada vez mais trabalhado) de muitos homens.
 
Engana-se quem pensa que o pole dance é restrito a prostitutas e a mesma coisa que striptease. Diferente do strip, onde são realizados movimentos em solo ao redor da barra, no pole dance o trabalho é aéreo. "O trabalho que faço desenvolve a questão da atividade física. O pole trabalha a sensualidade, mas a ideia não é ser vulgar. Aqui, 95% do público que me procura quer trabalhar o copo porque não gosta de fazer academia", comenta Renata Wilke, especialista em técnica de pole dance e proprietária da Escola de Pole Dance (www.escoladepoledance.com.br), em São Paulo. 
 
Atuando no pole dance há sete anos (desde quando não existia o esporte no Brasil e ela precisou se profissionalizar na Argentina), Renata apresenta um corpo bastante trabalhado por conta das aulas que dá. "Uma aula de pole com 1 hora de duração perde-se aproximadamente 500 calorias e trabalha-se todos os músculos do corpo", comenta.
 
Academia x pole
Mas será que o pole pode substituir a tradicional musculação? "No trabalho masculino, a força é concentrada mais nos braços, é a primeira parte que mostra definição muscular, depois define-se pernas e abdome", explica a professora. "Há movimentos para trabalhar diversas partes do corpo, até mesmo o maxilar, e com os exercícios perde-se gordura e ganha-se em massa magra".
 
Mas e a academia? "Aconselho a quem quer faz pole a não realizar também musculação, pois toda a força já é ganha no pole. O melhor seria acompanhar as atividades realizando pilates ou alongamento", afirma Renata.
 
Depoimentos
Qualquer pessoa que não sofra de problemas na coluna e de labirintite, segundo Renata, pode realizar aulas de pole dance. E o trabalho é individual. "Nas aulas é um aluno por barra para trabalhar a limitação de cada pessoa, como se fosse uma aula de personal", comenta a professora.
 
"Eu faço desde setembro de 2010, comecei por conta da Duda Ribeiro, atual campeã brasileira de pole dance, que me convidou e eu curti. É diferente o condicionamento físico do pole dance com outros exercícios. O foco de força é diferente de outras modalidades. Atualmente, eu treino pole três vezes por semana", comenta Renato Siqueira, de 24 anos.
 
Street pole: se qualquer dia você encontrar alguém escalando um poste de rua, não chame a polícia. A prática chama-se street pole dance e é uma modalidade realizada em áreas urbanas, em postes ou placas de sinalização. Mas as roupas precisam ser adequadas!
Veja algumas fotos da prática do pole dance no álbum abaixo.

*Matéria originalmente publicada na edição nº44 da revista A Capa – Abril de 2011.

 

Homossexual é agredido em fila de supermercado em Bauru; vítima alega homofobia

Madonna lança teaser do seu próximo álbum; assista