Há quase 2 meses, A Capa relatou o drama do presidente do CDG Brasil (Comitê Desportivo LGBT do Brasil), Érico Santos, na busca por patrocinadores. O objetivo era levar sua equipe para um torneio de vôlei gay internacional. Apesar do esforço, começa hoje e vai até o dia 23 de novembro em Santiago, no Chile, a Copa ASVOG sem a presença do Brasil.
Érico tinha até o dia 13 de outubro para conseguir um valor estimado em 30 mil reais e foi em busca de seu objetivo. "Entramos em contato com vários patrocinadores, alguns nem nos responderam, outros disseram que estava muito em cima da hora", conta. Primeiro, Érico foi atrás da ABRAT GLS (Associção Brasileira de Turismo GLS) e a entidade disse que não tinha verba para patrocinar. Já a TAM Viagens afirmou que o pedido teria de ser feito com no mínimo 3 meses de antecedência.
"Ficou difícil para irmos ao Chile. Alguns de nós até conseguiriam, mas outros não têm condições", lamenta Érico. Segundo o presidente do CDG, apesar de não terem conseguido, houve alguns pontos positivos. "Agora sabemos que se pedirmos antes a verba iremos conseguir", pontua.
No momento, Érico se prepara para seu novo desafio: o lançamento do Comitê em janeiro de 2009. "Vamos à luta por patrocínio para participar de eventos internacionais como o Out Games 2009, mas nosso primeiro plano é unir os atletas gays brasileiros e fazer campeonatos no território nacional", completa.
Devido à crise financeira, Estados Unidos e França também desistiram de participar da Copa ASVOG.