in

Semana da Visibilidade de Travestis e Transexuais: Confira programação em São Paulo e RJ

Comemorado nesta quarta-feira (29), o Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais em São Paulo terá uma programação especial na SP Escola de Teatro.

O evento, com entrada gratuita, tem como objetivo explorar o debate acerca da diversidade sexual através de mesas de discussão e atividades artísticas como espetáculos teatrais, exibição de filmes e shows.

Nesta edição, será exposto também o trabalho do fotógrafo Eduardo Moraes, "O T da Questão". Além disso, o evento terá participação de diretores de teatro, Nelson Baskerville e Rodolfo García Vázquezo, do cartunista Laerte Coutinho e do ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral.

"O objetivo do SP TransVisão, que está em sua segunda edição, é abrir espaço para o debate sobre a tolerância e a diversidade. Os temas propostos geram fascínio, opiniões diversas e, também, muita polêmica. Com o evento, esperamos abrir mais os olhos e o coração da população de São Paulo sobre a cultura e o universo trans", afirma Ivam Cabral, que também é diretor executivo da Instituição.

Hoje (29) será promovido o debate: "Despatologização das identidades trans", com Osvaldo Rodrigues e Eduardo Perin. A mediação será de Márcia Rocha e Leo Moreira Sá. Logo depois, às 21h, o Prêmio Claudia Wonder realiza uma homenagem ao universo trans, antes de o show "Glamour T" encerrar a noite de festa.

Gretta Starr, Athena Joy, Bianca Mahafe, Brenda Oliver, Carla Hellen, Dailyn Roses, Kimberly e Thalia Mexicana vão mostrar a que vieram e prender o público com suas apresentações.

Na quinta-feira (30), às 19h, uma mesa de discussão levantará opiniões acerca do tema "Trans emprego". Os participantes serão Ivam Cabral, Reinaldo Bulgarelli e mais um representante do site TransEmpregos. A mediação será feita por Janaína Lima e Brunna Valin. "O sapato de Aristeu", filme de Luiz René Guerra, ainda será exibido ao público.

No último dia do evento, sexta-feira (31), Thiago Teixeira Sabatine, Paula Beatriz de Souza Cruz e Flávia Araújo vão debater o tema "Escola e identidade de gêneros" em uma mesa de discussão mediada por Heloísa Alves. A noite acabará com um show especial de Renata Peron.

Rio de Janeiro
Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, nesta quarta-feira (29) será realizado no Rio de Janeiro o II Seminário de Cidadania Trans – Dignidade, Inclusão e Respeito com debates sobre questões relacionadas à vivência da travestilidade, da transexualidade e além de diversos temas propostoss: dignidade, inserção no mercado de trabalho e respeito à população Trans.

“Desde que assumimos nossa gestão na Prefeitura do Rio, sempre tivemos no nosso plano de metas ações que favorecessem ao segmento Trans, reconhecendo como o segmento mais estigmatizado de nossa sociedade e por consequência de mais necessidade do poder público. Se tivéssemos uma escala de preconceito, travestis e transexuais estariam no topo, no primeiro lugar”, explica o coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.

O II Seminário de Cidadania Trans – Dignidade, Inclusão e Respeito também contará em sua abertura com as presenças do Dr. Hans Dohmann, secretário municipal de Saúde, e Rodrigo Bethlem, secretário municipal de Governo.

A primeira mesa terá a missão de discutir a saúde do segmento T e levará o título de “Saúde é Cidadania”. Participam da conversa o subsecretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a promotora de justiça, Dra. Claudia Türner, a presidente do Grupo Transrevolução, Indianara Siqueira e o professor da Escola de Serviço Social, Dr. Guilherme Almeida.  A mediação do debate ficará sob os cuidados da Dra. Daniela Murta, assessora de saúde da CEDS.

Já na segunda etapa do II Seminário de Cidadania Trans – Dignidade, Inclusão e Respeito, o tema discutido será “A Inserção no Mercado de Trabalho como um Direito Constitucional”.  A gerente de Grandes Contas – Empresa (ADECCO-RH), Marcela Graça Lima, a vereadora Laura Carneiro (PTB), o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) e as alunas do Projeto Damas, Juliana Silva e Gisela Torquato participam do debate. O mediador será o coordenador da CEDS-RIO, Carlos Tufvesson.

O II Seminário de Cidadania Trans – Dignidade, Inclusão e Respeito será encerrado com a cerimônia de formatura da quarta turma do Projeto Damas. A próxima turma terá início no primeiro trimestre. As inscrições ainda estão abertas.

Serviço:
Rio de Janeiro
II Seminário de Cidadania Trans – Dignidade, Inclusão e Respeito.
HOJE entre 10h e 18h no CAP 1.0, na Rua Evaristo da Veiga, 16, no Centro.

Serviço:
São Paulo
SP TransVisão II – Semana da Visibilidade Trans
Quando: De 27/01 a 31/01, a partir das 19h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel.: (11) 3775-8600
Grátis

Final de semana está bombando de festas para os ursos; confira as melhores!

Gato! Ricky Martin grava chamada de abertura para a nova temporada do The Voice Austrália; veja