Foi barrado nesta quarta-feira pelo Senado de Nova York um projeto de lei que legalizaria o casamento homossexual no Estado.
O governador David Paterson chegou a dizer que sancionaria o projeto caso ele fosse aprovado, mas por 38 votos contrários e 24 a favor, Nova York deixou pra trás a possibilidade de ser o sexto Estado dos EUA a admitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
"A profundidade da tristeza que eu e muitos novaiorquinos sentimos hoje é difícil de expressar", disse Christine Quin, presidente da Câmara Municipal de Nova York, que é homossexual, sobre o veto a lei.
"Não vamos aceitar a derrota e não iremos parar de lutar até que todos os novaiorquinos sejam tratados como igualdade", completou.
De acordo com a entidade de direitos homossexuais "Empire State Pride", se o casamento fosse legalizado beneficiaria aos casais gays 1.324 direitos – incluindo benefícios fiscais e facilidades para adoção.
O projeto rejeitado pelo Senado havia sido aprovado no dia 12 de maio por 89 votos a favor e 52 contra, na Assembleia de Deputados.