in

Série inglesa terá personagem muçulmano gay

No ar há 24 anos, a série inglesa ‘EastEnders’, transmitida pelo canal BBC 1, terá nessa nova fase um personagem muçulmano gay.

Syed Masood, que será interpretado pelo ator Marc Elliott, irá se apaixonar por um homem que é homossexual assumido. Na trama, os dois devem protagonizar um beijo gay.

Para a ONG Comitê de Assuntos Públicos Muçulmanos, "a novela perdeu a oportunidade de apresentar um personagem muçulmano normal e amigável ao público britânico".

O produtor executivo da série, Diedrick Santer, defendeu o personagem. "Às vezes há um perigo em ter cautela demais para não pisar em territórios que possam ofender no caso dos personagens negros ou asiáticos", disse Santer.

Yusuf Wehebi, representante da ONG Imaan, que dá apoio aos homossexuais muçulmanos, considerou corajosa a atitude da rede de televisão em expor na trama a questão da homossexualidade.

"Já está na hora de a maioria invisível se tornar uma minoria visível. É completamente possível ser muçulmano e gay e há muitos de nós na Grã Bretanha", afirmou Yusuf.

Gays ativos são maioria em Nova York, diz pesquisa

Grupo Estruturação lança campanha sobre vida amorosa de transexuais