Depois das estreias dos filmes Espelho, Espelho Meu, com Lily Collins, Julia Roberts e o irresistível Príncipe Encantado de cuecas, Armie Hammer; e de Branca de Neve e o Caçador, com Kristen Stewart, Charlize Theron e o saradíssimo Chris Hemsworth, mais conhecido como o deus Thor de Os Vingadores, não tem como não perceber que os contos de fada definitivamente voltaram à moda.
Não por acaso, Angelina Jolie recentemente ganhou os jornais ao ser anunciada como intérprete da bruxa Malévola no filme Maleficent, nova adaptação de A Bela Adormecida prevista para estrear em 2014.
A tevê a cabo não está alheia a essa onda. No Universal Channel, a série Grimm mistura os personagens fantásticos retratados pelos famosos irmãos com um enredo policial – e, na Sony, a série Once Upon a Time, dos mesmos criadores de Lost, foi a responsável por deixar o canal em primeiro lugar no ibope da tevê paga.
Esqueçam, porém, o apelo infantil encontrado nas adaptações da Disney. Enredos bem construídos mesclados com temas do mundo atual, personagens sombrios e até cenas violentas recheiam as novas versões dos contos e atraem um público adulto que não vê problemas em assistir, como em Once Upon a Time, a uma Branca de Neve ladra que estragou a vida da Rainha Má, uma Cinderela que, inadvertidamente, vendeu o filho em troca dos sapatinhos de cristal, uma Chapeuzinho Vermelho loba que mata o namorado ou uma Vovó armada com um arco.
A série traz como tema uma poderosa maldição lançada pela Rainha Má para estragar todos os finais felizes após o casamento de Branca de Neve e do Príncipe Encantado. Lançada a maldição, todos os personagens dos contos vêm parar no nosso mundo, em uma cidadezinha chamada Storybrooke, no estado americano do Maine, sem nenhuma lembrança de quem são na verdade.
Nessa realidade alternativa, a Rainha Má, uma das poucas personagens que conhecem a verdade da maldição, é a prefeita Regina Mills; Branca de Neve é a professora primária Mary Margaret Blanchard; Encantando é um homem em coma, de nome David Nolan; o Grilo Falante é o terapeuta Archie Hopper; Pinóquio, o escritor August Wayne Booth; e as fadas, freiras de um convento – dentre outros personagens que aparecem ao longo dos episódios.
Para salvá-los, a única esperança é Emma Swan, interpretada por Jennifer Morrison, de How I Met Your Mother e House, filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado, que foi salva da maldição, mas desconhece sua origem.
Felizmente, para nossos leitores, há também um apelo adicional: os príncipes e os amados das heroínas, interpretados por homens de encher os olhos. Duvidam? Confiram no álbum abaixo!