in

Serviço conta história de casais em desenho animado; Criador fala sobre uniões gays

Um novo serviço dá uma animada naquela monotonia que são as cerimônias de casamento, quando os noivos exibem no telão suas fotos antigas. Trata-se do Wedding Cartoon, técnica desenvolvida pelo publicitário Marcelo Rodiño, idealizador do site Casa & Casamento. O objetivo é contar em vídeo de desenho animado a história de quem está celebrando o enlace matrimonial.

A história de como o casal se conheceu é roteirizada a partir de entrevistas com os noivos, amigos e familiares dos pombinhos. A história, destaca, com pitadas de humor, os pontos que levaram o casal até o casamento. No exemplo postado no portal, os noivos [heterossexuais – Marcelo não atendeu ainda um casal homo] decidiram ser representados pela personagem Mafalda e um sapo. O tempo médio do vídeo é de 2 a 3 minutos e o ideal é que o serviço seja contratado pelo menos 3 meses de antes da data da cerimônia.

Em entrevista ao site A Capa, Marcelo fala sobre a ideia dos vídeos e defende a liberação do casamento gay. "Espero que este assunto deixe de ser tabu definitivamente."

Há quanto tempo trabalha no setor de casamentos?
Nós começamos em 2004 realizando a feira Casa&Casamento, voltada exclusivamente para quem vai casar e quer montar o casamento em um único espaço. Esse foi nosso primeiro projeto neste mercado. Foi um sucesso e já produzimos quatro edições deste evento.

No Brasil, como o casamento gay não é legalizado, alguns casais tem optado por celebrarem suas uniões informalmente, em igrejas inclusivas e contratos de parceria civil. O que pensa a respeito?
Casamento é a celebração máxima de uma união e acho triste quando duas pessoas que se amam não possam realizar seu casamento com tranqüilidade pelos meios convencionais. Mas acredito que as novas opções de espaços e serviços voltados para casamentos gays tem surgido como uma prova de que o mundo já não pensa do mesmo jeito.

É favorável a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil?
Com certeza! Acho que nosso país está amadurecendo em muitos aspectos e espero que este assunto deixe de ser tabu definitivamente.

Tem ideia ou arrisca um chute de quanto o mercado de casamentos poderia faturar se as uniões gays fossem legalizadas no país?
Não saberia dizer, mas posso afirmar que teria um enorme impacto no mercado. É um público que sabe muito bem o que quer e que exige qualidade.

Como surgiu a ideia do wedding cartoon?
Nós somos uma agência de criação e uma assessora de um casal de empresários nos contatou para desenharmos os personagens para as sandálias que iriam ser distribuídas no casamento. Na reunião, as ideias foram crescendo até que sugeri um desenho animado com as vozes deles. Achei que o casal era muito dinâmico para fazer a dublagem e o projeto acabou ficando interessante para realizarmos. O resultado ficou muito divertido e acima do esperado.

Já pensou em utilizar a ideia para outras datas comemorativas como aniversários, formaturas ou algo do tipo?
Sim, nós já estamos com cotações para aniversários. A ideia é realizarmos qualquer tipo de comemoração.

Por que o nome do produto em inglês?
Particularmente queira usar a palavra cartoon. Acho que essa palavra é indispensável, para definir o nosso produto. Pensamos em  "Casamento Cartoon" mas o  "Wedding" ficou mais sonoro.

Quanto custa o serviço?
Os pacotes variam muito, pois cada casal costuma personalizar seu desenho. Mas o preço inicial é de R$ 3.000,00.

Quantas pessoas são responsáveis pela produção do vídeo e quanto tempo leva para ser feito?
Hoje somos em cinco na produção direta do desenho. Desenhista, animador, roteirista, editor de áudio e editor de vídeo. Eu costumo dizer que é um trabalho de "Gepeto" e pretendo aumentar minha equipe para podermos atender toda a demanda.

Já atendeu pedidos de casais gays a fim de celebrar uma cerimônia de união?
Ainda não tivemos essa oportunidade, mas seria sensacional. Imagine só podermos fazer o primeiro beijo gay em desenho animado! Isso nem a Globo pensou.

Série ‘Ugly Betty’ ganhará mais um personagem gay

Indie Sushi