in

Sessão Trans

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans que será celebrado amanhã, o Dykerama.com selecionou 6 dicas providenciais de filmes que vão fazer você mergulhar neste universo peculiar que ainda é tão desconhecido por tod@s nós. Vale a pena conferir!

No Dumb Questions (Sem perguntas bobas) – Esta obra recém-lançada é um documentário genial que, ao mesmo tempo, é inocente, sábio e impactante. Através dele conhecemos a história de três irmãs de 6, 9 e 11 anos que recebem a notícia de que o “tio Bill” está prestes a se converter na “tia Bárbara” quando terminar o processo de transição. O que mais impressiona é o teor de simplicidade e inocência em torno das perguntas das meninas. A mais nova diz a seguinte frase: “Vamos querer você sempre porque por fora você é uma mulher, mas por dentro continua sendo a mesma pessoa”. É possível assisti-lo gratuitamente através da internet no site da LOGO TV ou comprá-lo no site oficial.

Eu sou é homem – A coordenadora geral do grupo Minas de Cor, Márcia Cabral, e o Coletivo de Feministas Lésbicas (CFL) lançam amanhã o documentário inédito “Eu sou é homem”. A obra demonstra basicamente como um homem percorre o seu caminho com o corpo físico e nome de mulher. As convicções, a repressão, os constrangimentos, a revelação do corpo físico e da sexualidade e o processo transexualizador também são temas abordados. Quem quiser assistir deve comparecer à Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana), a partir das 20h.

Transamérica – Considerado uma das principais obras-primas que já fizeram a respeito deste tema, o filme conta a história de uma mulher transexual chamada Bree, que uma semana antes de sua cirurgia genital descobre ter um filho de 17 anos que precisa de sua ajuda. Quem ainda não assistiu pode conferir o trailer aqui!

Café da Manhã em Plutão – O filme é do diretor irlandês Neil Jordan e trata a história da personagem Patrick Braden de maneira extremamente sensível. Patrick é fruto do relacionamento entre um padre e uma doméstica que o abandonou ainda criança. Mais tarde, ele torna-se a travesti Kitten e sai de uma pequena cidade da Irlanda para viajar à Londres dos anos 60 em busca da mãe verdadeira. Apesar das dificuldades que enfrenta, ele sempre vê o mundo com deslumbramento para mascarar sua realidade. Quer ver o trailer? Clique aqui.

Lado Selvagem – Este filme francês venceu o prêmio Teddy Bear no Festival de Berlim em 2004. O filme foge dos conceitos pré-estabelecidos de temas como a transexualidade ou a prostituição, abordando-os com uma naturalidade impressionante. Assista ao trailer aqui!

Do feminino para o masculino – O documentário brasileiro da diretora Letícia Marques foi um dos principais destaques da Mostra de Vídeos do Ladyfest do ano passado e abordou o tema transexualidade cujo foco principal foi a adequação corporal. Ele ainda não foi lançado na versão completa, entretanto, é possível conferir alguns trechos aqui.

64% dos GLBT do DF sofreram violência, diz pesquisa

Impostora anuncia término da banda