Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Sexo Verbal

Num casarão, uma festa feita para o amor, para o sexo (libertário). Uma ex-prostituta é a anfitriã. Atores e público são os convidados. Esse é o ambiente do espetáculo “Sexo Verbal”, do Núcleo Cênico ProjetoBaZar, que estréia dia 5 de dezembro, às 21h, no Casarão do Belvedere.

Depois do grupo encenar IRA em 2006, uma adaptação do livro “Xadrez, Truco e Outras Guerras”, de José Roberto Torero, o Núcleo Cênico ProjetoBaZar volta-se para o universo da sexualidade humana. “Sexo Verbal” estuda o discurso sexual, apoiando-se num saber narrativo que pressupõe palavras, imagens, rituais, fantasias, culto de todas as formas de expressão corporal.

Durante o processo de criação do espetáculo, o escritor Marcus Aurelius Pimenta realizou encontro com o Núcleo Cênico ProjetoBaZar para orientar os estudos e sugerir leituras. Os textos que, após dois anos de pesquisa, estão de alguma forma presentes na dramaturgia final do espetáculo são: “Porno Pop Pocket”, de Paula Taitelbaum, “A Volta da Carmen Miranda”, “Phoder e Balé”, de Marcelino Freire, “Cartas ao Amor”, de João Silvério Trevisan, “Romântica pra cacete e Drive-in”, de Tati Bernardi, “Terça-feira Gorda”, de Caio Fernando Abreu, “Aos Pedaços”, de Rodrigo Levino e “O Diabo e a Terra de Santa Cruz”, de Laura de Mello Souza.

Os desejos e frustrações pairam acima de todos os personagens: o pseudo modernismo de uma mulher romântica, o conservadorismo de um homossexual, a masturbação esbarrando num casamento fajuto, num velho freguês a prostituta procura seu pai. Os desejos e segredos dos personagens são divididos em conversa direta com o público espalhado pela casa, ou ao pé do ouvido de um ou outro espectador, ou em um pensamento que escapa da mente do personagem, ou aos gritos, como num quadro de Munch.

Serviço:
Sexo Verbal
Temporada de 5 a 13 de dezembro
Sextas e sábados, às 21h
Local: Casarão do Belvedere (rua Pedroso, 267 – Bela Vista). Informações: (11) 3266-5272
Ingressos: R$ 20.

Sair da versão mobile